Inovação

Substância presente na ayahuasca ajuda no crescimento dos neurônios

por: Redação Hypeness

Se os remédios tradicionais ainda são responsáveis por muitos efeitos colaterais, a ciência está se voltando para a natureza em busca de novas soluções para melhorar a saúde humana. A mais recente descoberta nesse sentido vem da Amazônia, onde cientistas descobriram que um dos principais componentes da ayahuasca pode ajudar no crescimento de neurônios quando isolada.

A substância em questão é a harmina, cujo efeito terapêutico contra depressão e ansiedade já estavam sendo estudados há algum tempo. Um novo trabalho realizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) sugere que a substância também pode ajudar na regeneração de células nervosas.

neuronio

Foto: Vojtěch Zavadil / Foto destaque: GerryShaw

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores expuseram células responsáveis pela geração de neurônios humanos produzidas em laboratório à harmina. Depois de quatro dias de exposição, a proliferação das células havia aumentado em mais de 70%. De acordo com os pesquisadores, o resultado seria semelhante ao observado com o uso de medicamentos antidepressivos.

Apesar dos resultados, é importante lembrar que a harmina utilizada nos estudos havia sido extraída e isolada da ayahuasca por meio de processos químicos e os resultados podem não ser os mesmos caso a substância seja ingerida por meio da bebida. As informações são do Brasileiros.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kaiku: criação de pigmentos à base de frutas e vegetais quer mudar a arte para sempre