Design

Tela inteligente permite que você use seu smartphone de boa enquanto dirige

por: Redação Hypeness

Nós estamos cada vez mais conectados, mas tem um momento do dia em que simplesmente não podemos usar o celular: quando estamos dirigindo. Usar o telefone ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidentes. Para algumas pessoas pode ser especialmente difícil se adaptar a desligar o aparelho enquanto estão dirigindo – é para suprir essa lacuna que foi criado o Navdy.

O dispositivo pretende ser uma maneira fácil e segura de usar o celular enquanto dirige. Para isso, ele projeta as informações do smartphone na tela do carro, a uma distância aparente de 2 metros do motorista. Assim, não é preciso desviar a atenção da estrada para usar o aparelho, que responde por comandos gestuais e de voz.

navdy1

Como o Beto Largman definiu, o dispositivo é uma espécie de Google Glass para carros. Através do Navdy, os motoristas podem não apenas atender e realizar chamadas, mas também utilizar outras funções do aparelho, como o envio de mensagens, a escolha de músicas e até mesmo publicações em redes sociais. Ele se conecta a smatphones Android ou iOS através de bluetooth e deve ser instalado sobre o painel do veículo, ligado à porta OBD II (aqui no Brasil, ela existe em todos os carros fabricados desde 2010).

navdy2

Apesar da promessa ser tentadora, um estudo recente realizado pela Universidade de Toronto sugere que projetar as informações no vidro do carro pode ser problemático, pois faz com que o motorista tenha que se focar na tela ao mesmo tempo em que olha para a estrada. Como contrapartida, os fundadores do dispositivo lembram que, ao menos, ele é mais seguro do que escrever mensagens enquanto dirige.

navdy3

O preço para manter as mãos no volante e os olhos na estrada enquanto usa o celular, é alto. O aparelho está à venda no site da empresa por US$ 799 (cerca de R$ 2.660), que podem ser parcelados em até 24 vezes.

Dá uma olhada na tecnologia em funcionamento:

navdy4

navdy5

Todas as fotos: Reprodução

Este post faz parte da parceria entre o Hypeness e a Peugeot, que criaram um canal especial para provar que dirigir pode ser extraordinário, quando nos deixamos guiar pelo prazer de pegar a estrada e desbravar o próximo destino.

Vale a pena ver todos os posts aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este cemitério no Jardim Ângela tem arquitetura para confortar os vivos