Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se você pensa que um cachorro de raça é mais saudável, forte ou mesmo mais “puro” que os chamados vira-latas, lamento lhe informar, mas você está caninamente enganado. É o que mostra de forma perfeitamente ilustrada e hilária o vídeo “A bizarra verdade sobre cães de raça (e porque vira-latas são ‘melhores’)”, do canal Adam Ruins Everything (Adam estraga tudo). Nesse caso, o que Adam “estraga” é justamente a ilusão de que os cães de raça são melhores – e a razão é bizarra e um tanto cruel.
Como não poderia deixar de ser, a culpa dessa bagunça genética é do ser humano. Grande parte das raças que hoje são vistas como puras e melhores – e vendidas a preços exorbitantes – foi inventada ao redor dos últimos cem anos, época em que ideais de pureza de raça e eugenia estavam em alta.
A verdade, no entanto, é que mesmo essas raças foram criadas de misturas que o ser humano, e não a natureza, inventou. A nobreza inglesa do final do século XIX passou a manipular geneticamente e “criar” raças para competições – e esses Doutores Frankensteins simplesmente decidiram que essas seriam raças puras.
A verdade, no entanto, é que, por conta de serem obrigados a se reproduzirem somente dentro da própria raça – muitas vezes com seus próprios parentes – os cães de raça são repletos de imperfeições biológicas, doenças genéticas, sendo tais muito menos saudáveis do que os cães normais, misturados, vira-latas, adaptados à natureza.
A incidência de doenças, anomalias e tempos de vida curtos é muito mais intensa do que entre os vira-latas. Basta ver, abaixo, a diferença entre o buldogue de 100 anos atrás e o que um século de procriação sem mistura causou ao cão.
Buldogue, o “rei” das doenças genéticas – e a diferença de um buldogue de cem anos atrás
E o pior é que bastaria que essas raças procriassem entre si, misturando-se como a natureza pede, para que essas doenças, com o tempo, desaparecessem – mas aí, entra o ser humano novamente: caso isso fosse permitido, eles não mais se pareceriam com os cães de raça que nos aprendemos a amar, não importa se eles sofram ou adoeçam. Fica difícil negar que a natureza, de forma geral, parece muito melhor sem nós, seres humanos, do que com a gente.
© fotos: reprodução
Publicidade
Na cidade de Carmo do Parnaíba, Minas Gerais, um homem de 19 anos foi preso por estupro virtual ao obrigar que cinco...
Um incêndio atinge um prédio comercial na avenida Paulista. De acordo com as primeiras informações, o fogo consome...
Nós brasileiros estamos muito familiarizados com a Cuca, personagem criada por Monteiro Lobato, autor de O Sítio do...
A jornalista britânica Yasmin Harisha transformou anos de pesquisa e trabalho escrevendo sobre sexo em um “atlas”...
Lançado no dia 23 de junho com a proposta de remover virtualmente as roupas das fotos de mulheres, o aplicativo...
Era para ser um dia normal de trabalho para Kelly Carter, garçonete que trabalha no Anitta’s, um restaurante em...
Até aqui um dos principais produtos do HULU, The Handmaid's Tale está no centro de acusações de machismo...
Em áudios obtidos pelo The Intercept Brasil, o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, afirmou...
Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter provocou a erupção do vulcão Rinjani, na ilha turística de...