Inovação

A Zâmbia está oferecendo um dia de folga para as mulheres durante o período menstrual

por: Redação Hypeness

Toda mulher que já teve que encarar um dia de trabalho morrendo de cólicas em plena menstruação sabe que essa não é uma tarefa fácil. A situação é ainda pior em ambientes predominantemente masculinos, onde o ar condicionado costuma ser regulado em temperaturas baixíssimas e consequentemente desagradáveis para o corpo feminino (não somos nós quem estamos dizendo isso, é essa pesquisa aqui). E, bom, todo mundo sabe que sentir frio enquanto está com cólica não é nada legal… Tanto é que na Zâmbia, as mulheres menstruadas poderão tirar um dia de folga no trabalho.

A nova medida permite que as mulheres tirem um dia de folga ao mês quando quiserem, sem precisar apresentar atestado médico ou avisar com antecedência. A novidade foi apelidada de “Dia das Mães“, embora possa ser usufruída mesmo por mulheres que não tenham filhos. Se uma empresa se negar a oferecer ao benefício, ela poderá ser processada.

Women see MSI employees about family planning issues at the Africa Directions youth center in the M'tendere compound in Lusaka, Zambia.  ***Coverage of the work Marie Stopes Zambia does in and around Lusaka, Zambia September 5-7, 2011.Photos: Charlie Shoemaker/Marie Stopes International***

Fotos © Charlie Shoemaker/Marie Stopes International

Mulheres que façam mau uso deste também podem ser penalizadas. Isso acontece porque o benefício é entendido como um dia de descanso, para que as mulheres possam repousar caso não estejam se sentindo bem. Dessa forma, aquelas que forem vistas fazendo qualquer atividade no dia em que deveriam estar de folga, poderão até mesmo perder o emprego, segundo informações da BBC.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa cria máscara transparente aprovada para uso médico que facilita leitura labial