Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vitor Paiva
Monumentos em tributo e memória a grandes acontecimentos trágicos são locais para emoção, reflexão, homenagens e, acima de tudo, respeito. E talvez nenhum assunto seja mais impactante, grave e contundente nesse aspecto do que o Holocausto.
A memória da morte de 6 milhões de judeus na segunda guerra mundial levou a Alemanha a construir um belo e denso memorial do Holocausto. Não há, por lá, um manual de conduta – conta-se com o bom senso das pessoas para que a gravidade e a cerimônia ao redor do local sejam respeitadas. Nem sempre, porém, o bom senso está disponível, e certos banais hábitos parecem hoje não respeitar de tais cerimônias.
Foi para expor essa estranha incapacidade de se adequar às óbvias diferenças de contexto (ou para expor a falta de respeito, ou pior: a falta de conhecimento sobre o que foi o Holocausto) que o escritor israelita de origem alemã Shahak Shapira resolveu criar o site Yolocaust, a fim de expor o curioso absurdo de certos comportamentos de turistas no memorial do holocausto, em Berlim.
Selfies sorridentes, paus de selfie para reunir os amigos, posições de yoga, poses cômicas, malabarismos e piadas que tinham ao fundo a construção em concreto do memorial foram alteradas por Shapira, e no site passaram a ter como fundo da foto imagens do holocausto real. As poses e sorrisos passam a acontecer como que dentro das terríveis imagens da guerra.
Nas primeiras 12 horas o site recebeu quase um milhão de visitas, o seu nome mistura o popular termo de internet Yolo (You only live once, ou “Só se vive uma vez”) com o termo Holocausto.
Uma mensagem na página sugere o debate: “Nenhum evento histórico se compara ao Holocausto. É você quem decide como se comportar em um monumento que lembra a morte de 6 milhões de pessoas”, diz, para em seguida lembrar que certos comportamentos podem ser sim considerados desrespeitosos. Se alguém vir sua foto por lá e se arrepender, no entanto, basta escrever para o site que a imagem é removida.
Todas as fotos © Shahak Shapira
Publicidade
O incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, levou consigo grande parte da memória histórica do...
Vivi Seixas, filha do falecido cantor Raul Seixas, reuniu centenas de pessoas para formar um coral que cantou o...
Uma sessão realizada no terceiro Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, terminou com uma...
E em meio a tantas polêmicas envolvendo arte e museus aqui no Brasil, agora foi a vez da China causar furor com uma...
Participante de A Fazenda 10, Luane Dias deu fôlego novo ao debate sobre suicídio. A influencer fez um longo desabafo...
O misterioso caso do estudante de psicologia acreano Bruno de Melo Silva Borges, de 24 anos, ganhou literalmente uma...
Um zoológico de Uganda, país do leste africano, está vivendo uma situação preocupante. Isso pois nos últimos...
O Hypeness bate na tecla da importância da presença de mulheres na política. Cláudio Gottschalk (PDT-RS) deu uma...
“Não estou entendendo”, disse a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis, quando um de seus alunos na...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.