Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É isso mesmo o que você leu no título da matéria. Mil e uma coisas importantes para resolver e se preocupar numa metrópole como São Paulo e o novo prefeito João Dória está mais interessado em posar com garis e atropelar a arte urbana da cidade, com prazer, segundo palavras do próprio. Para defender o trabalho dos artistas e as cores dessa cidade que era tão cinza, as pessoas estão se mobilizando e farão uma caminhada no domingo (22) em defesa dos graffitis da Av. 23 de Maio.
A via, que é uma das mais importantes da capital, ganhou cores ao longo de seus 10 km de extensão entre 2014 e 2015, com apoio da antiga administração da Prefeitura. Por lá estão em torno de 70 enormes murais de nomes importantes da arte de rua, além do pixo e das tags, outra forma de se expressar que torna São Paulo tão São Paulo.
Em 2002, osgemeos junto a Nina Pandolfo, Hebert Baglione e Vitché pintaram, durante um mês, 680 metros da avenida na altura do acesso da ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista. Com o projeto Cidade Limpa de 2008, foi apagado. Em dezembro daquele mesmo ano, estava lá um novo mural feito por eles e outros convidados, que permanece no local até hoje e não atrapalha ninguém.
Eis que o ano virou e o novo prefeito lançou o projeto “Cidade Linda”, nome incoerente com o que tem sido feito. Me explica como tudo vai ficar lindo com aquela cor horrorosa que estão pintando os muros, com a exclusão de um trabalho artístico. Um evento no Facebook foi criado para divulgar as informações da caminhada. A saída será às 15h, do Shopping Light, região central da cidade rumo à 23 de Maio.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/X-BLg0mj1po” width=”628″ height=”350″]
Sinceramente, eu não posso ficar lamentando o resultado das urnas. Eu tenho que torcer para que o resultado dê certo, porque eu amo o lugar onde nasci e moro. Mas Dória, começamos mal a nossa relação, meu caro. A arte é um dos maiores legados dessa cidade, fez com que aqui fosse referência mundial em graffiti, trouxe pessoas, trouxe inspiração, trouxe novos artistas, trouxe vida para as ruas e menos tédio para os que ficam engarrafados no trânsito infernal diário – este sim, um problema.
Apagar esse legado não é e nunca vai ser solução para absolutamente nada do que SP precisa. Honestamente, não sei onde você quer chegar com isso, mas tenho certeza que vai dar passos para trás. Não desrespeite o que foi feito em prol da cultura e, principalmente, não perca se nobríssimo tempo e meu dinheiro – porque meu impostos estão em dia, tá? – com bobagens dessa magnitude. Nessa guerra das tintas é você quem perde. Só avisando, já que aparentemente não sabe do óbvio.
Obrigada. De nada.
Todas as fotos © Brunella Nunes
Publicidade
Conhecido por sua participação no reality show Bake Off Brasil, do SBT, Murilo Marques compartilhou um relato...
Uma apuração do Brasil de Fato relatou um grave caso de racismo no curso de enfermagem da UniRitter, uma universidade...
A Defensoria Pública da União a diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo e do Estado para entender se o governo...
Como esperado, o presidente anunciou pelo Twitter a saída de Ricardo Vélez Rodríguez. Em pouco mais de três meses...
Durante seu churrasco de dia das mães, o presidente Jair Bolsonaro consumiu uma picanha cujo valor do quilo está...
Desde que foi oficializada pelo governo Temer, a Intervenção Federal no Rio de Janeiro desencadeou uma série de...
Antigo chefe do departamento de humor da TV Globo, o humorista Marcius Melhem é acusado por Dani Calabresa de...
Viralizou nas redes sociais um vídeo de um estudante brasileiro chamando uma moça norte-americana de ‘vagabunda’....
A necessidade de ampliar os campos de estudo e interesse de um aluno na escola é evidente e urgente. Depois da Índia,...