Debate

Caminhada no domingo faz apelo para João Dória manter graffitis da Av. 23 de Maio

Brunella Nunes - 20/01/2017


É isso mesmo o que você leu no título da matéria. Mil e uma coisas importantes para resolver e se preocupar numa metrópole como São Paulo e o novo prefeito João Dória está mais interessado em posar com garis e atropelar a arte urbana da cidade, com prazer, segundo palavras do próprio. Para defender o trabalho dos artistas e as cores dessa cidade que era tão cinza, as pessoas estão se mobilizando e farão uma caminhada no domingo (22) em defesa dos graffitis da Av. 23 de Maio.

A via, que é uma das mais importantes da capital, ganhou cores ao longo de seus 10 km de extensão entre 2014 e 2015, com apoio da antiga administração da Prefeitura. Por lá estão em torno de 70 enormes murais de nomes importantes da arte de rua, além do pixo e das tags, outra forma de se expressar que torna São Paulo tão São Paulo.

Em 2002, osgemeos junto a Nina Pandolfo, Hebert Baglione e Vitché pintaram, durante um mês, 680 metros da avenida na altura do acesso da ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista. Com o projeto Cidade Limpa de 2008, foi apagado. Em dezembro daquele mesmo ano, estava lá um novo mural feito por eles e outros convidados, que permanece no local até hoje e não atrapalha ninguém.

mural-osgemeos-23

Eis que o ano virou e o novo prefeito lançou o projeto “Cidade Linda”, nome incoerente com o que tem sido feito. Me explica como tudo vai ficar lindo com aquela cor horrorosa que estão pintando os muros, com a exclusão de um trabalho artístico. Um evento no Facebook foi criado para divulgar as informações da caminhada. A saída será às 15h, do Shopping Light, região central da cidade rumo à 23 de Maio.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/X-BLg0mj1po” width=”628″ height=”350″]

Sinceramente, eu não posso ficar lamentando o resultado das urnas. Eu tenho que torcer para que o resultado dê certo, porque eu amo o lugar onde nasci e moro. Mas Dória, começamos mal a nossa relação, meu caro. A arte é um dos maiores legados dessa cidade, fez com que aqui fosse referência mundial em graffiti, trouxe pessoas, trouxe inspiração, trouxe novos artistas, trouxe vida para as ruas e menos tédio para os que ficam engarrafados no trânsito infernal diário – este sim, um problema.

Apagar esse legado não é e nunca vai ser solução para absolutamente nada do que SP precisa. Honestamente, não sei onde você quer chegar com isso, mas tenho certeza que vai dar passos para trás. Não desrespeite o que foi feito em prol da cultura e, principalmente, não perca se nobríssimo tempo e meu dinheiro – porque meu impostos estão em dia, tá? – com bobagens dessa magnitude. Nessa guerra das tintas é você quem perde. Só avisando, já que aparentemente não sabe do óbvio.

Obrigada. De nada.

2017-01-20-07.39.06.png.png


Todas as fotos © Brunella Nunes

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Irmã de Paulo Gustavo se emociona ao falar de saudade