Debate

Crianças proibidas de usar pilotis de prédio em Brasília se unem e chamam os pais para um ‘brincalhaço’

Redação Hypeness - 31/01/2017

Ao invés de lidar com as diferenças e vontades diversas, na busca por consensos e principalmente bons sensos, a proibição – cega, surda, ignorante e inócua. Esse parece ser o mote atual não só do Brasil, mas de boa parte do mundo, e nem mesmo as crianças e suas brincadeiras estão livres de tal modelo proibitivo. O ocorrido aconteceu em Brasília, e envolveu duas crianças, de 2 e 4 anos, que brincavam de ‘panelinhas’ em uma área comum de um prédio residencial.

Brincalhaco2

Tanto a babá quanto a mãe foram informadas de que as crianças só poderiam brincar no parquinho, e que não era permitido que brinquedos fossem espalhados por outras áreas do prédio. Além dos brinquedos, só é permitida a circulação pelas áreas comuns fora do parquinho desde que, em qualquer hora do dia, seja mantido o silêncio.

O pilotis em questão foi projeto pelo arquiteto Lúcio Costa para que servisse como espaço de livre acesso e circulação a todos.

Brincalhaco1

O bonito é ver que, da mesma forma que a proibição está em voga como intermediário social, estão também as manifestações e protestos – o desejo do povo reprimido de se fazer ouvir – e as crianças também não fogem a essa regra. Em resposta à proibição desmedida, foi realizado um “brincalhaço” – um ato que reuniu, no mesmo local, diversos pais e filhos contra a restrição do uso do espaço. Durante o ato, animadores, brinquedos e brincadeiras permitiram que as crianças ocupassem o local e simplesmente brincassem.

 Brincalhaco3

A maioria dos pais envolvidos concordou que a restrição era desproporcional e inócua, e que tais medidas exigiam que as crianças agissem como se não fossem crianças. Depois do “brincalhaço”, uma assembleia foi agendada no prédio para semana que vem, a fim de debater o tema novamente entre os moradores.

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.