Inspiração

É assim que as pessoas daltônicas veem o mundo das cores

por: Redação Hypeness

De maneira geral, daltônico é alguém que não vê as cores como elas de fato são – ou ao menos como são para maioria de nós. Em inglês, daltonismo se diz o equivalente a “cegueira para cores”. O que poucos sabem, no entanto, é que existem tipos diferentes de daltonismo, com variações e, portanto, maneiras diferentes de enxergar as cores do mundo.

Dalto10

Segundo pesquisas, 0.5% das mulheres (1 em cada 200) e 8% dos homens (1 em cada 12) são daltônicos. De todos esses, porém, somente 1% de fato não enxergam cores, enquanto o resto se divide em principalmente quatro tipos de daltonismo: deuteranomalia (a mais comum, com dificuldade em discriminar a cor verde), protanopia (dificuldade em discriminar cores no segmento verde-amarelo-vermelho), tritanopia (dificuldade de ver cores na faixa azul-amarelo) e, mais raro, a monocromacia (visão em preto e branco).

Dalto_Lápis_Normal

A partir do site color-blindness.com (especializado em daltonismo) o site Bored Panda separou esses exemplos de como os daltônicos enxergam as cores do mundo – que podem nos ajudar a lembrar que nada, nem mesmo as cores, estão fora da máxima de que tudo é uma questão de ponto de vista.

Dalto_Lápis_Tritanopia

Dalto_Lápis_Deuteranomalia

Dalto_Lápis_Protanopia

Dalto_Lápis_Monocromacia

Dalto8

Dalto7

Dalto6

Dalto1

Dalto2

Dalto3

Dalto4

Dalto5

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Selva urbana: como cuidar e cultivar plantas durante o isolamento social