Debate

Estado norte-americano planeja dar casas pra moradores de rua em 2017 com o dinheiro de impostos sobre a maconha

por: Redação Hypeness

A legalização da maconha em diversos países pelo mundo, e especialmente em diversos estados americanos, vem se revelando não só a maneira mais eficaz de começar a combater a violência atrelada ao dinheiro do tráfico, como um caminho bastante mais eficiente de se falar sobre a droga abertamente (com seus malefícios, mas principalmente com seus diversos benefícios).

Outro ponto chave, porém, começa a ser visto e explorado para o bem de toda a comunidade: a enorme fonte de impostos que a venda de maconha – um mercado gigantesco e ainda em expansão – pode significar para os estados, e o potencial de investimento em melhorias publicas que esse dinheiro oferece.

Lara Herzog

É o que pretende realizar o governador do estado do Colorado, nos EUA, onde a maconha é legalizada desde 2014 para fins medicinais e recreativos. A legalização da planta não só diminui a operação dos cartéis de drogas como também trouxe uma nova fonte de renda para o estado, que agora, segundo o governador John Hickenlooper, poderá ser aplicada na construção de mais de 1200 casas para pessoas em situação de rua.

O custo, avaliado em pouco mais de 12 milhões de dólares, é somente parte do valor arrecadado com a maconha no estado.

 colorado3

Seu plano é que outros 6 milhões de dólares do dinheiro da maconha sejam investidos anualmente para ajudar pessoas em situação de pobreza extrema e com problemas comportamentais e de saúde. Mais 4 milhões serão para a construção de clínicas e centros de tratamento de saúde, e outros 2 milhões, para casas que possam ser oferecidas a preços baixos para aposentados.

colorado5

Cerca de 70 a 80 por cento dos moradores de rua possuem problemas com drogas, e uma das melhores soluções de saúde que o estado pode oferecer é dando um lugar para eles morarem e assim os retirar do ciclo da dependência”, afirmou Andrew Freedman, coordenador a respeito da maconha no estado do Colorado.

colorado1

Há ainda planos para utilizar o dinheiro oriundo da venda de maconha para se investir em educação. Transformar potencialmente uma quantia enorme de dinheiro, que antes ia diretamente para as mãos dos narcotraficantes, em escolas, clínicas e moradia é uma grande medida para melhorar o mundo – só não vê quem não quer.

colorado4

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou como o dinheiro da maconha está ajudando a combater o bullying nas escolas do Colorado. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto garante por lei presença de animais em condomínios; entenda