Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muitas vezes é para seu maior inimigo que se deve oferecer sua melhor virtude. É isso, ao menos, o que nos ensina o americano Daryl Davis que, sendo negro, vem combatendo a organização racista Ku Klux Klan com uma “arma” curiosa, um tanto singela e espantosamente eficaz: a amizade.
Davis, um músico de 58 anos, vem desde a década de 1980 “desconvertendo” membros do Klan através de sua simpatia, paciência e conversa.
Enfrentar uma das mais violentas e reconhecidas organizações racistas do mundo (mesmo que hoje reduzida à sombra da sombra do que já foi um dia) exige, porém, que se some uma boa dose de coragem à simpatia de Davis. Para conseguir que mais de 200 antigos membros da KKK abandonassem a criminosa organização, Davis frequenta as reuniões do Klan e, se por um lado já conquistou o respeito de alguns dos líderes do gupo, por outro já se colocou em situações ameaçadoras e até de enfrentamento físico, mas ele garante que venceu em ambos os casos.
Além de coragem, uma grande porção de inteligência e conhecimento se fazem necessárias, e Davis garante que sabe mais sobre a KKK do que a maioria de seus membros – e, assim, está sempre pronto para o debate.
Sua história de combate através da amizade e do diálogo é contada no livro Klan-destine Relationships: A Black Man’s Odissey in the Ku Klux Klan (Relações Klan-destinas: a odisseia de um homem negro na Ku Klux Klan, não editado no Brasil).
Sua tática é bastante criticada por ambos os lados dessa disputa, mas Davis garante que tais críticas surgem do desconhecimento sobre seu trabalho e seus resultados. Davis redimensiona a ideia de colocar em risco a própria pele, mostrando que afeto, conversa, realidade e coragem podem ser armas eficientes no combate à ignorância que fomenta o ódio.
© fotos: divulgação
Publicidade
Os dinossauros e o universo da paleontologia costumam provocar verdadeiro fascínio em crianças – e muitas vezes...
Diagnosticada com câncer de mama aos 31 anos, a fotógrafa norte-americana Kerry Mansfield usou sua profissão e...
Você certamente já ouviu e viu por aí cães guia, os mais conhecidos na tarefa de ajudar pessoas com deficiência...
Campeões da Sul-Americana. É assim que o Atlético Nacional, da Colômbia, quer que fiquem eternizados os atletas e a...
O processo de aprendizado de crianças com Síndrome de Down apresenta desafios específicos, mas que podem ser...
O Dia Internacional da Igualdade Feminina é comemorado em 26 de agosto e não há um dia em que as mulheres não...
A bonita história do surfe brasileiro ganhou mais uma página dourada, agora no surfe adaptado. A equipe brasileira...
No que depender de Anderson Cooper, apresentador da "CNN", seu filho terá que trabalhar bastante para me-re-cer o...
Dadinho é o caral**! O nome dele agora é "queridinho do BBB e das redes sociais". Famoso pelo personagem que...