Inspiração

Este site mostra o que David Bowie estava fazendo com a sua idade

por: Vitor Paiva

Conhecer a história cronológica de certos artistas do século 20 pode ser um suplício e um profundo banho de autocrítica, especialmente para aqueles que gostam de se comparar. George Harrison, por exemplo, tinha 27 anos quando os Beatles acabaram – John Lennon tinha 30. Rita Lee foi mandada embora dos Mutantes com 25 anos – a mesma idade de Glauber Rocha quando dirigiu Deus e o Diabo na Terra do Sol e um ano a menos que Pablo Picasso quando pintou o revolucionário quadro Les Demoseilles d’Avignon.

BowieAge8

Há alguns artistas, no entanto, que a linha cronológica não impressiona somente pela pouca idade e os grandes feitos – há aqueles que passaram toda a vida revolucionando, reinventando, criando novos mundos e assombrando a todos com um talento que parece vir de uma fonte que jamais secou. E dentre os artistas dessa estirpe, poucos podem se comparar com a vida e a obra de David Bowie.

BowieAge3

Desde 1969, quando alcançou o estrelato com Space Oddity aos 22 anos, a impressão que se tem é que não houve um só mês da vida de Bowie que não explodisse em criatividade. Aos 18, mudou de nome para David Bowie; aos 34, lançou o hit Under Pressure, com o Queen; aos 36, lançou Let’s Dance – e assim por diante.

David Bowie in the ‘Tokyo Pop’ vinyl bodysuit that Yamamoto Kansai designed for his Aladdin Sane tour, 1973

BowieAge7

Assim, um site resolveu oferecer o prato cheio para quem gosta de se comparar (e sofrer), e a premissa do Supbowie é simples: o que Bowie estava fazendo com a sua idade? Basta digitar o número que o site te revela o que David Bowie estava fazendo com seus anos de idade. Pode ser uma experiência um tanto cruel e frustrante, mas ao mesmo tempo, é uma perspectiva impressionante do quanto fez um dos maiores artistas de nosso tempo, ao longo dos seus 69 anos de vida.

BowieAge2

BowieAge6

BowieAge1

BowieAge5

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness prestou seu tributo a David Bowie, após sua morte. Relembre.

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa celebra sexo após os 50 e diz que viveu experiências novas com envelhecimento