Em 2011, quando Natalie Portman co-estrelou ao lado de Ashton Kutcher o filme “Sexo Sem Compromisso” (“No Strings Attached”, no original), a atriz israelense já havia ganho dois Globos de Ouro e um Oscar, duas das mais importantes premiações do cinema. Já Ashton nunca sequer foi indicado a nada. No entanto, nem isso foi impedimento para que ele recebesse um cachê muito superior ao dela no longa.
Este fato foi relatado pela própria Natalie em entrevista para a edição de fevereiro da revista Marie Claire britânica para a qual posou para a capa. Ela informou que seu pagamento foi o equivalente a um terço do recebido pelo colega.
“Eu sabia e aceitei porque em Hollywood existe essa coisa de classificarem os atores como rentáveis. Na época ele era três vezes mais rentável do que eu, então esta foi a justificativa para que ele levasse um cachê três vezes maior”, contou à revista.

“Não fiquei tão chateada quanto deveria ter ficado. Nós ganhamos muito dinheiro, então é difícil reclamar, mas a disparidade é uma loucura”, declarou sobre a diferença de cachês entre homens e mulheres na indústria do cinema.
Ela ainda comentou o motivo de apenas ter feito esta revelação agora, seis anos após o filme: “Não acho que mulheres e homens sejam mais ou menos capazes. Só que temos um problema claro que mostra que as mulheres não possuem tantas oportunidades. Precisamos ser parte da solução, não perpetuar o problema”, comentou.
Em 2015, quando a Sony foi hackeada e documentos vazados revelaram os salários de vários artistas, foi um escândalo saber a gravidade da diferença salarial entre homens e mulheres no cinema. Na época, Natalie Portman juntou-se a outras atrizes para falar publicamente sobre as discrepâncias entre seus cachês e os de seus colegas homens.

Natalie Portman e Ashton Kutcher em Sexo Sem Compromisso
Atualmente a atriz está em cartaz no filme “Jackie” na pele da ex-primeira dama americana. Segundo críticos, ela possui grandes chances de receber uma indicação ao Oscar 2017 pelo papel.
Todas as imagens: Reprodução