Estilo

O futevôlei é uma ótima opção para quem quer entrar em forma se divertindo nas praias cariocas

por: Redação Hypeness

Tudo começou em 1962 como uma maneira de subverter uma proibição policial: um grupo de amigos (entre eles Octávio Moraes, o Tatá, atacante do Botafogo, considerando o inventor do esporte) acostumados a jogar altinha na beira do mar de Copacabana, ao ser advertido pela polícia que aquela prática ia contra uma lei vigente da época (que proibia a prática do futebol na praia) mas sem querer perder seu esporte e divertimento, migrou para a chamada “zona de areia fina”, no início da faixa de areia, perto do calçadão – onde se localizam os campos de vôlei.

Octávio de Moraes, o Tatá, inventor do futevôlei; à esquerda em seus tempos de Botafogo; à direita, celebrando o esporte que ajudou a criar Octávio Moraes, o Tatá; à esquerda em seus tempos de Botafogo; à direita, celebrando o esporte que ajudou a criar

Sem talento para o vôlei tradicional, e com os pés sedentos por uma bola, decidiram simplesmente adaptar o vôlei para ser jogado com os pés. Originalmente a ideia era batizar o esporte como pévolei, mas o nome não pegou – mudaram para futevôlei, e todo mundo gostou.

Futevolei2

Do início dos anos 1960 pra cá, o futevôlei se popularizou, se profissionalizou, ganhou federação, torneios pelo mundo, se tornando enfim parte do patrimônio esportivo e cultural das praias cariocas, como a altinha e o frescobol.

Futevolei1

Após a adesão de uma geração de jogadores de futebol que, no final da década de 1980, passaram a praticar nas praias do Rio o esporte, na década de 1990 nomes como Renato Gaúcho, Edmundo e principalmente Romário oficializaram o futevôlei como um esporte completamente popular.

Romário jogando nos anos 1990... Romário jogando nos anos 1990…

...e hoje em dia …e hoje em dia

Desde então e até hoje, é impossível atravessar as praias cariocas sem cruzar com dezenas de redes montadas e mais uma porção de jogadores chutando bolas por cima das redes – às vezes é possível assistir essas estrelas disputando uma partida.

Renato Gaúcho disputando o mundial pelo Brasil Renato Gaúcho disputando o mundial pelo Brasil

Por toda a orla carioca são dezenas de escolas de futevôlei que confirmam a popularidade conquistada. Na praia de Copacabana, berço do esporte, encontra-se uma das mais famosas escolas, do Léo Tubarão, que criou o ataque que hoje o batiza, e na academia Rio Sport Center, na Barra, é possível aprender com quem alcançou o topo do futevôlei profissional: Anderson Águia, considerado o maior jogador brasileiro de Futevôlei, vencedor de torneios brasileiros e mundiais como profissional.

Futevolei6

Há redes e escolas no Leblon, em Ipanema e Copacabana, mas é na praia da Barra onde hoje se encontra a maior quantidade de locais para aprender e praticar o vôlei com os pés. É lá que a maioria das estrelas do futebol, de hoje e de outrora, arriscam eventualmente suas jogadas.

Futevolei5

Toque suave, pernas fortes, reflexos velozes e disposição de enfrentar o inclemente sol carioca são fundamentais. No mais, seja com os pés, os ombros, as pernas ou a cabeça, o importante é colocar a bola do outro lado, soar a camisa e ser recompensado, para além da vitória ou da derrota, com um mergulho no mar.

Futevolei7

© fotos: divulgação/Natinho Rodrigues

Recentemente o Hypeness mostrou os melhores esportes para se praticar nas areias do Rio. Relembre.

Cada vez mais, os moradores das cidades brasileiras estão se apropriando do espaço urbano e os esportes são grandes aliados nesse processo. O Hypeness e a Oakley decidiram unir forças criar um canal para mostrar que não é preciso abrir mão do estilo e conforto durante a prática esportiva urbana. A nova linha de óculos solares da Oakley reúne estilo, conforto e tecnologia, como o modelo Twoface XL que conta com a exclusiva tecnologia Prizm, que equilibra o contraste das cores do ambiente aprimorando sua visão e ajudando a explorar ainda mais a cidade.

Clique aqui e conheça todos os modelos para você aproveitar ainda mais o verão praticando esportes com estilo e funcionalidade!

EricOakley1

Eric se exercita ao ar livre

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filho de Mick Jagger e Luciana Gimenez dá aula de lucidez e sexualidade: ‘não me afeta’