Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
José Reinaldo Lopez abandonou a escola quando tinha 16 anos. Trabalhou em lavouras de café, com criação de gado e porcos. Sete anos depois de largar os estudos, ele viu sua irmã ficar doente e passou a acompanha-la nos hospitais. Foi aí que sua paixão pela medicina despertou e, quase duas décadas depois, José realizou o sonho de se tornar médico.
Com a saúde da irmã restabelecida, o lavrador voltou à rotina na roça. Analfabeto funcional, o desejo de se formar parecia inalcançável. Numa manhã muito fria, em que ele não conseguiu sair para trabalhar, ele decidiu que precisaria ir atrás do objetivo. Concluiu o ensino médio no supletivo em dois anos e partiu para um curso de auxiliar de enfermeiro em Alfenas, Minas Gerais.
Um ano depois, em 2003 se formou e começou a trabalhar na área, fazendo jornada dupla em dois hospitais por três anos. Decidiu que seria hora de prestar vestibular para medicina, mas o resultado foi decepcionante: achando que seria difícil demais para alguém sem uma base educacional sólida, acabou optando por uma faculdade de enfermagem.
Graduação terminada, José Reinaldo pediu demissão e partiu para Belo Horizonte, decidido a atingir o grande objetivo. Passou um semestre estudando para a prova da Universidade Federal de Minas Gerais, mas não passou. Sem dinheiro, voltou para a cidade da família, Monte Belo, para trabalhar como enfermeiro de dia e estudar à noite.
Na internet, descobriu a UNAERP, de Ribeirão Preto (SP). Em 2011, mais de 10 anos depois de retomar os estudos, ele passou no vestibular. A faculdade era particular, e ele não poderia arcar nem com a matrícula, quanto mais com as mensalidades. Mesmo assim, se mudou com a cara e a coragem.
Escreveu cartas com pedidos de ajuda a médicos, parentes, conhecidos. Levantou dinheiro suficiente para alguns meses, mas não poderia se formar assim. Então, escreveu uma carta para a reitoria da universidade contando sua história e pedindo bolsa. Conseguiu, e o melhor: integral.
6 anos de dedicação depois, José Reinaldo Lopes da Silva agora é médico, com diploma e muito orgulho. Foram 19 anos dedicados ao sonho, e agora é hora de retribuir quem o auxiliou: trabalhando em um hospital de Varginha (MG), ele se esforça para ajudar os trabalhadores da terra e fazer sua parte por uma sociedade melhor.
Todas as fotos © Tarcísio Silva/EPTV
Publicidade
O estudante Junior Silva, de apenas 12 anos, tem feito sucesso no Youtube com vídeos pra lá de inusitados para...
Muitas vezes, é nos pequenos gestos que o amor se expressa em sua forma mais pura. A atitude deste namorado que...
Cristiano Ronaldo está atrás das funcionárias do McDonald’s que o alimentavam com hambúrgueres. O português teve...
Nós aqui do Hypeness adoramos um pedido de casamento. Se ele for inusitado então, melhor ainda! Já contamos...
Sabe quando você está caminhando na rua e uma pessoa vem na outra direção e bate de frente com seu corpo? Aquele...
MC Carol respondeu aos críticos da melhor forma possível: lembrando a eles que o orgulho de quem importa ela já tem....
Quando pensamos em alguém que tenha salvado vidas durante a segunda guerra mundial, o primeiro nome que vem à...
O que você faria se soubesse que seu filho de apenas 13 anos provavelmente acabaria passando o aniversário sozinho? A...
O que acontece quando se mistura um pai ou uma mãe usando um canguru, um bebê, uma aula de dança e uma música bem...