Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você provavelmente já ouviu falar sobre a ilha de Okinawa, no Japão. O lugar ficou conhecido por ter a maior população de pessoas acima dos 100 anos no mundo inteiro. Mas não é apenas o segredo da longevidade que seus habitantes guardam: eles também podem nos ensinar a arte da felicidade.
Os escritores Héctor Garcia e Francesc Miralles viajaram a Okinawa para desvendar o segredo de sua população e entender como seus habitantes vivem tanto e tão bem. O resultado se tornou o livro Ikigai – Viva bem até aos cem. Durante sua estadia, os autores reuniram os 10 principais mandamentos para a felicidade praticados pelos centenários da ilha – e a gente conta um pouco sobre eles abaixo.
Mesmo após a aposentadoria, os idosos de Okinawa continuavam ativos, muitas vezes trabalhando ou dedicando-se a um hobby. Essa ideia se resume pelo conceito de Ikigai, que seria definido como uma razão para se levantar todas as manhãs.
Se estressar só faz mal à saúde. Por isso, os moradores de Okinawa sabem que um dos segredos da vida é justamente fazer cada coisa no seu tempo. Dormir bem, manter o ambiente ao seu redor em ordem e praticar meditação são algumas das práticas comuns para desacelerar.
Com uma dieta rica em tofu, batata-doce, peixe e vegetais, os centenários têm ainda outro hábito em comum: eles evitam comer até estarem cheios. Segundo o livro, eles geralmente param de comer quando sentem que estão 80% satisfeitos, fazendo com que o corpo acelere a oxidação celular para uma digestão prolongada.
Em Okinawa, é comum que as pessoas formem laços fortes dentro de sua comunidade, como se fossem uma verdadeira família. É um sentimento de pertencimento e de ajuda mútua que dá sentido à vida e ajuda a aumentar a expectativa de vida de todos, segundo os autores.
Foto: Mr Hicks46 / Foto destaque via
A maioria dos moradores da ilha possui uma horta ou mesmo uma pequena plantação de mangas ou chás. Com isso, eles se mantêm em contato com a natureza por mais tempo.
Os centenários pesquisados pelos autores tinham um coisa em comum: eles costumavam passar os dias sorrindo, mostrando sempre uma atitude positiva perante à vida.
Não é preciso passar o dia na academia para se manter ativo. Em Okinawa, as pessoas evitam o sedentarismo e, com isso, acabam afastando também diversas doenças relacionadas à falta de atividades físicas.
Na região de Okinawa, as pessoas dedicam um tempo de seus dias a agradecer o momento presente, buscando eliminar as emoções negativas e se focar apenas no que há de bom.
Ao invés de viver a vida sem refletir, os anciãos japoneses buscam focar-se justamente no agora, buscando a consciência plena de cada momento.
Todos precisamos aprender a lidar com as dificuldades e dar a volta por cima, recuperando o sentido da vida. É sobre isso que trata a resiliência, uma atitude que nos permite focar no que é realmente importante para nós.
Publicidade
Os admiradores da Lua já têm um bom motivo para comemorar em novembro. Durante o mês, será possível observar a...
A presença feminina é minoritária em qualquer esfera do poder. Seja ocupando cargos, entre lideranças políticas e...
O Pearl Jam foi formado em Seattle em 1990, fazendo parte do movimento grunge, que fez a cidade ganhar fama mundial...
Lidar com doenças psiquiátricas como a depressão pode ser muito complicado e a pressão social para que quem sofre...
O surfe sempre foi popular no Brasil, porém com as conquistas de nomes como Gabriel Medina, primeiro brasileiro a...
Neste sábado, 13, o time masculino de volei do Irã venceu o Egito nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas o que era para...
Nos últimos dias só se fala de Pokemon Go por aí! E, enquanto tem gente correndo atrás dos bichinhos virtuais pelas...
Embora não seja fácil para um adolescente enfrentar o bullying, esta também está longe de ser uma tarefa...
O que uma mãe faz quando se dá conta que o filho jamais conseguirá oportunidades acadêmicas ou de trabalho devido...