Inspiração

Semana da Diversidade da Beleza na Cracolândia leva autoestima a usuárias de droga

por: Redação Hypeness

Neste mês, a Cracolândia vai se encher de gente feliz e bonita na II Semana da Diversidade da Beleza na Cracolândia, que acontece entre os dias 16 e 21 de janeiro. Durante o evento, mulheres e trans que vivem por lá terão acesso a diversos tratamentos de beleza oferecidos gratuitamente, com o intuito de empoderá-las e elevar sua autoestima.

Na primeira edição do evento, foram atendidas mais de 100 mulheres, enquanto outras 150 moças em situação de rua receberam kits com batom, absorventes e brincos, segundo contou Gleyma Lima em uma publicação no Facebook. Gleyma está organizando esta edição em conjunto com Carmen Lopes, Olivia Tesser e Mylena Garbin – e o quarteto conta com a ajuda de doações para poder atender um número ainda maior de mulheres.

O envolvimento de Gleyma com a questão surgiu após ela, que é jornalista, realizar uma matéria sobre as mulheres da cracolândia. Nos meses em que passou lá buscando depoimentos, ela notou que não havia nenhum projeto voltado para as mulheres e muitas delas costumavam pedir itens de higiene e beleza para ela. “Elas não perdem a vontade ou de ser vaidosas ou ainda não perdem a vaidade e a gente descobriu que faltavam esses itens para a autoestima. E a gente acredita que a mulher, se ela tiver essa autoestima, é muito mais fácil dela sair.“, contou ela em uma conversa pelo Facebook com o Hypeness.

beleza2

A gente quer trazer a sociedade civil e as empresas para reflexão da condição das mulheres na dependência química e em situação de rua e  verificar que todos nós fazemos parte dessa mudança. Eu acho que a gente já está conseguindo isso – e, claro, [queremos] trazer o governo para essa discussão. [Queremos] que os projetos sejam cada vez mais pensados visando a figura feminina, pensando nos filhos que ela tem, que ela menstrua todo mês, que ela tem uma vaidade envolvida. Quando você complementa todos esse projetos com todos esses fatores que muitas vezes não fazem parte do universo masculino, você também tem outra recuperação.“, explica Gleyma.

É por isso que, além de permitir que as mulheres tenham acesso a tratamentos de beleza, o local também receberá rodas de conversa para falar sobre empoderamento feminino. Profissionais como manicures e cabeleireiros estão convidados a oferecer seus serviços durante o evento, ajudando a melhorar a autoestima da mulherada.

beleza3

Os interessados em ajudar podem realizar doações de absorventes, batons e outros itens de maquiagem, esmaltes e bijuterias em geral até o dia 20 de janeiro nos postos de coleta espalhados por São Paulo. No post abaixo, você confere a lista atualizada de locais – e qualquer pessoa pode entrar em contato com as meninas para criar o seu próprio ponto de coleta.

Doações em dinheiro também são aceitas e podem ser tratadas diretamente com a Gleyma Lima pelo Whatsapp  (11) 9911-89921 ou com a Carmen Lopes pelo número (11) 97279-3296.

Todas as fotos © Olivia Tesser

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A emocionante despedida de Sandra Annenberg deixou a internet em lágrimas