Sustentabilidade

Supermercados na Suécia trocam etiquetas com cola por marcas a laser

por: Redação Hypeness

Evitar embalagens desnecessárias é uma forma de preservar recursos naturais e energia. Na Suécia, uma rede de supermercados decidiu dar um passo a mais, trocando as tradicionais etiquetas por marcações a laser.

Os testes estão sendo feitos pela ICA, a princípio apenas em abacates e batatas-doces. Chamada de “Marca Natural”, a técnica foi desenvolvida pela empresa espanhola Laser Food e consiste em remover um pouco do pigmento das cascas, sem afetar sua qualidade ou valor nutricional.

2_1207700_e
Foto © ICA

A ICA estima que, só com a mudança nos abacates e batatas-doces, vai deixar de usar 200 km de plástico com 30 cm de largura por ano. Isso sem falar na economia de energia e da menor emissão de CO²: cada marca de laser emite 1% do carbono na comparação com uma etiqueta.

Foto: ICA
Foto © ICA

A Laser Foods costuma atuar em conjunto com empresas que querem divulgar suas marcas nos alimentos, e esse foi o primeiro caso em que o recurso foi utilizado com objetivo ecológico. Do ponto de vista econômico, o custo de cada máquina de laser é alto, mas, no longo prazo, promete compensar a economia com etiquetas.

Foto: Laser Foods

Foto © Laser Foods

Foto: Laser Foods

Foto © Laser Foods

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Leonardo DiCaprio sobre Amazônia: ‘Pulmão do mundo está em chamas’