Inovação

Como funciona a tintura capilar que muda de cor de acordo com o ambiente

por: Redação Hypeness

Parece que o sonho da vida de muitas mulheres acaba de se tornar realidade: uma tintura de cabelo que muda de cor. A novidade é uma invenção da designer e cientista inglesa Lauren Bowker, proprietária da empresa The Unseen.

A tintura batizada de “Fire” muda de acordo com a temperatura ambiente e as cores variam de tons avermelhados ao preto. A aplicação do corante é semipermanente e dura algumas lavagens.

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Quando o calor ou o frio atingem o pigmento ele muda sua estrutura química para lhe dar uma cor diferente. Isso nada mais é do que uma reação química“, contou ao Dazed. “No entanto, também trabalhamos com pigmentos que mudam sua estrutura e lhe dão uma refração de luz, então é mais como uma mudança de cor de prisma. Se a pessoa estiver em um ambiente interno a tinta fica de uma cor e se estiver em um ambiente externo a cor é outra. Se você tem cabelo vermelho e está no vento pode ficar azul. Então o que fizemos foi olhar para os padrões de temperatura em diferentes países e adaptar as mudanças de cor”, explicou.

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A marca ainda está procurando parceiros comerciais para ajudar a levar a inovação para o mercado, então ainda é preciso esperar um pouco antes de ter acesso a esta maravilha.

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Inovadora, Lauren Bowker se auto intitula uma bruxa. “Sempre gostei do mundo do oculto e de misturar coisas. Mesmo quando era criança, eu costumava misturar poções de banho e era realmente prática com as coisas que eu tinha ao meu redor, produzindo novos produtos sem nem mesmo saber que estava fazendo isso“, contou ao site Dazed.

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Lauren Bowker

Além disso ela também é uma cientista talentosa que usa a moda – que ela acredita ditar as tendências da ciência – para comunicar suas ideias. Ela já criou uma tiara para a Swarovski com pedras preciosas que mudam de cor em resposta à atividade cerebral e uma jaqueta que responde à poluição do ar.

Segundo Lauren, a missão da The Unseen é tornar a ciência mais acessível e ajudar as pessoas a se conectarem com informações que são onipresentes, mas ignoradas. “Se eu te der um livro de dados e dizer que isso é a sua pegada de carbono, muito provavelmente você não iria escutar, mas se eu te dou uma jaqueta, te coloco atrás de um ônibus e essa jaqueta muda de cor para mostrar visivelmente a poluição que o rodeia naquele momento, você realmente vai entender. A razão de eu usar a cor muito como uma visualização de dados em materiais que estamos familiarizados é permitir que as pessoas vejam um quadro maior”, disse.

Todas as imagens: Divulgação

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Redação Hypeness
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