Debate

Dupla de ‘caçadores de pedófilos’ já prendeu mais de 70 criminosos no Reino Unido

por: Redação Hypeness

Há dois anos que uma dupla autointitulada Dark Justice vem utilizando a internet para “caçar” pedófilos no Reino Unido e na Irlanda. A dupla não revela sua verdadeira identidade, e apresentam-se sob as alcunhas de “Scott” e “Callum”. Conforme revelou a página Quebrando o Tabu, o método do Dark Justice é simples: ambos comportam-se, em redes sociais, como iscas – fingindo serem meninas entre 13 e 14 anos, enquanto trocam mensagens com pedófilos em potencial.

A dupla do Dark Justice A dupla do Dark Justice

O “encontro” então é agendado, mas quem aparece é a dupla – com uma câmera na mão. Os vídeo dos flagrantes são publicados em um canal no Youtube.

O site do Dark Justice informa que 73 pessoas já foram detidas a partir de seu trabalho. Destas, 67 de fato foram até o encontro – as outras seis, que não apareceram, ainda assim foram denunciadas, pois agendar o encontro já é crime. Dessas 73, 42 foram condenadas até então, 20 estão presas, e o resto recebeu penas comunitárias. Apesar dos impressionantes números, nem todos enxergam o método da dupla com bons olhos – e a própria polícia não recomenda a ação de “vigilantes”.

Um dos criminosos "capturados" pela dupla Um dos criminosos “capturados” pela dupla

Os “caçadores de pedófilos” são acusados de utilizarem questionáveis técnicas de “armadilha” – que pode acabar “criando” provas antes de qualquer crime de fato – acusação negada pela dupla, que garante jamais praticar sugestões sexuais prévias – deixando sempre tais propostas virem dos suspeitos. Da mesma forma, o grupo garante jamais utilizar violência, e sempre agir junto e de acordo com a lei.

Recentemente, porém, três pessoas que se diziam membros do Dark Justice foram presas depois de surrarem um homem inocente. As pessoas não tinha qualquer ligação com o grupo, mas essa é um dos problemas apontados pelos críticos de tais métodos. “Scott” e “Callum” lamentaram e esclareceram o ocorrido, mas defendem que seus números falam por si, e justificam suas ações. A publicação dos vídeos revelando o nome e o rosto dos criminosos também é criticada.

Os dois hoje se dedicam exclusivamente ao Dark Justice. Se, por um lado, proteger as crianças da ação de pedófilos é gesto louvável, por outro, linchamentos, mortes de inocentes e a destruição injusta de reputações no Brasil mostram que fazer justiça com as próprias mãos abre sempre um perigoso precedente. Enquanto o debate permanece aberto, a dupla segue agindo – e oferecendo à justiça, com as próprias mãos, criminosos em flagrante.

DJ3

Nesta semana o Quebrando o Tabu legendou um desses vídeos:

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto garante por lei presença de animais em condomínios; entenda