Debate

Ela passou em todos os testes, tinha tudo pra esse emprego, mas foi dispensada por ser mãe

por: Redação Hypeness

Foram dois meses de seleção para a vaga de Gerente Financeiro e de Controladoria em uma empresa. Ela passou por tudo: entrevistas, testes, entrega de relatórios e chegou a ser considerada a única candidata finalista para a vaga. Mesmo assim, Sonia Cristina Tomiyoshi não foi selecionada para o emprego porque, além de todas as suas qualidades profissionais, ela também é mãe.

A história de Sonia viralizou após ela postar um desabafo em um grupo de mães no Facebook. “Estava eu participando de um processo seletivo para Gerente Financeiro e de Controladoria, super animada por ter sido aprovada em todas as fases do processo, que já durava 2 meses. No último feedback, a headhunter me informou que eu era candidata finalista porque a diretora havia gostado bastante e que havia pedido mais candidatos, porque entrevistou vários e não havia gostado dos perfis, então queria alguém mais próximo do meu perfil para entrevistar. Ontem me ligaram e me informaram que haviam aprovado outro candidato, porque acharam que pelo fato de eu ser mãe de dois filhos pequenos não conseguiria me dedicar tanto.“, escreveu ela.

mae1

Apesar da negativa e de saber que a legislação proíbe este tipo de discriminação, Sonia não pretende processar a empresa responsável por isso e só usou o grupo como uma forma de mostrar ao mundo o que havia acontecido, para que outras mães não precisem passar pela mesma situação.  Ela disse ao HuffPost Brasil que havia contado que era mãe de duas crianças (Lucas, de cinco anos, e Maria Lara, de um ano e oito meses) desde a primeira entrevista com a recrutadora.

mae2

Fotos: Reprodução Facebook

Sonia trabalhou nos últimos sete anos em cargos de gestão, conforme contou ao E+, além de ter duas graduações e uma pós-graduação na área. Ela também teria avisado à empresa que, apesar de ser mãe, contava com uma boa estrutura familiar e a ajuda de uma babá, o que permitia que ela se ausentasse de casa durante o expediente. Mesmo assim, ainda precisou ouvir que a maternidade seria um empecilho para sua contratação.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Segredo dos relacionamentos abertos de sucesso é revelado por estudo científico