Inovação

Entenda como a bicicleta pode gerar uma economia de 513 bilhões de euros por ano para a Europa

por: Redação Hypeness

As benesses e melhorias trazidas pelo uso da bicicleta não só como esporte mas como meio de transporte são evidentes e diversos, tanto para o usuário quanto para a cidade – e, por conseguinte, para a sociedade em geral. Um relatório da Federação Europeia de Ciclistas, porém, resolveu estimular o ciclismo na União Europeia calculando essas melhorias em valores reais – em estimativas e dados financeiros. O resultado de quanto a bicicleta pode gerar em economia e em empregos para o continente europeu é assombroso – e animador.

Eurobike4

Segundo o estudo, entre questões ligadas ao meio ambiente e o clima, economia de forma geral, energia e recursos, tecnologia, design, mobilidade, saúde, tempo e espaço, diversidade cultural e questões sociais, o ciclismo gera 513 bilhões de euros anuais aos 28 estados-membros.

Eurobike6

Só da diminuição de emissão de CO2 saem 2,2 bilhões de euros; outros 39 bilhões em benefícios diretos à saúde; 44 bilhões em turismo, 30 bilhões em saúde mental e 30 bilhões em bem-estar infantil – e nem falamos ainda dos empregos gerados diretamente pela indústria de bicicletas de forma geral.

Eurobike2

São em torno de 650 mil pessoas empregadas pelo setor cicloviário no continente europeu, apesar dos baixos investimentos e das políticas de estímulo ainda incipientes, segundo o relatório. O estudo sugere que um aumento da participação do setor poderia trazer mais 400 mil empregos rapidamente.

Eurobike5

Se as benesses para a saúde e para a qualidade de vida de cada usuário já eram incontestáveis, agora fica claro o quanto uma bicicleta pode gerar para as cidades como um todo – quem diria que o meio de transporte do futuro estava diante de nós, tão simples, todo esse tempo.

Eurobike1

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Açougue verde: Salsichas com canabidiol fazem sucesso na França