Inspiração

Estudante brasileira cria ‘As Mina na História’, um dos melhores sites feministas que você respeita

por: Redação Hypeness

Tá certo que a vida nunca foi muito fácil para as mulheres, principalmente para as que se atreveram a desafiar padrões em uma época em que a palavra final era dos homens. Mesmo assim, muitas mulheres tiveram um papel fundamental na história – embora grande parte delas não tenha o reconhecimento merecido. Agora, um site promete mostrar estas minas que foram responsáveis por transformar o mundo.

mina1

O “As Mina na História” foi criado pela estudante Bia Varanis, que pretende se tornar professora de história. Bia contou ao Buzzfeed que teve a ideia de criar o site durante a Olimpíada Nacional de História do Brasil da Unicamp, quando teria visto uma foto de Maria Bonita entre as questões. Aquilo ficou na sua cabeça e percebeu que nunca havia estudado sobre ela na escola – foi assim que a estudante decidiu ir atrás da história de outras mulheres que tiveram seus feitos minimizados.

mina2

A página do Facebook do projeto já tem mais de 370 mil curtidas e é usada para divulgar ainda mais os feitos da mulherada pela história. Lá tem desde a história de María de Los Ángeles Fernández Abad, que viveu a Dona Clotilde (ou “A Bruxa do 71”) no Chaves, mas chegou a lutar nas guerrilhas antifranquistas em sua juventude; quanto a de Patricia Era Bath, responsável pela criação de um tratamento a laser para catarata. No site, também é possível encontrar informações sobre a trajetória de Carol Shaw, a primeira desenvolvedora de jogos da história; a de Benedita da Silva, a primeira senadora negra do Brasil; ou mesmo a da própria Maria Bonita, a primeira mulher a fazer parte de um grupo do Cangaço.

mina3

mina4

Todas as fotos: Reprodução As Mina na História

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antes de morrer, chimpanzé de 59 anos se emociona ao reconhecer primeiro cuidador