Inovação

Ajude o laboratório da UFRJ FarmaCanabis a tornar seguros os remédios à base de maconha no Brasil

por: Redação Hypeness

Ainda que costumeiramente no Brasil os passos para longe do preconceito e do obscurantismo sejam dados em lentidão absoluta, nos últimos anos as benesses e a importância da maconha medicinal ganharam a luz das pautas jornalísticas até se tornar de fato uma realidade. Mas, como dito, os passos são lentos e tortuosos, e ainda há muito o que se conquistar para que a situação das famílias que dependem da maconha medicinal seja tratada de forma realmente digna.

FarmaCannabis3

Pois se o uso do canabidiol foi regulamentado por aqui, o acesso ao remédio permanece incrivelmente burocrático e caro. Da mesma forma, as informações seguem escassas, assim como o controle de qualidade dos remédios importados. Esses extratos importados jamais foram analisados no Brasil.

FarmaCannabis2

FarmaCannabis8

Com isso, muitas famílias brasileiras começaram a produzir o próprio remédio, sem sequer ter capacidade ou possibilidade de controlar a qualidade e a dosagem correta. Foi para ajudar essas famílias que a pós-doutora em toxicologia pela USP e professora da UFRJ Virgínia Carvalho criou o projeto da FarmaCannabis.

A doutora Virginia Carvalho A doutora Virgínia Carvalho

A ideia é equipar um laboratório para analisar gratuitamente os canabinóides nos medicamentos importados e nos que já são produzidos por aqui. Tais análises podem garantir a eficácia, a segurança e o avanço no tratamento de doenças como epilepsia, câncer, esclerose múltipla, autismo e Alzheimer, entre outras. A autorização para a montagem do laboratório já foi dada pela universidade, mas o problema, como sempre, é o custo.

FarmaCannabis1

Para tentar resolver o dilema, foi criado o projeto SOS Cannabis Medicinal – uma campanha de financiamento coletivo que procura levantar tais custos. O projeto oferece diversas recompensas e já levantou uma boa parte do valor necessário, mas ainda falta um tanto, estando a poucos dias do fim da campanha.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=i3Uj7R6y_tg” width=”628″]

FarmaCannabis9

FarmaCannabis7

FarmaCannabis5

Ainda há muito o que se descobrir e avançar no que diz respeito ao melhor uso da cannabis no Brasil e no mundo e, pelo visto até aqui, não poderemos muito contar com o apoio das autoridades supostamente competentes. Assim, o progresso está mesmo nas nossas mãos – e é por isso, e para salvar diretamente vidas em sofrimento, que é tão importante participar.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=dtSVyv5naX8″ width=”628″]

Acesse aqui a página do financiamento SOS Cannabis Medicinal, e participe.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Restaurante em Israel serve somente carne de frango produzida em laboratório