Inovação

Guarda-vidas de SC usam cadeiras de rodas flutuantes para realizar o sonho de pessoas com deficiência

por: Redação Hypeness

Atividades que podem parecer simples e corriqueiras, como dar um mergulho no mar, para pessoas que possuem alguma limitação física são verdadeiros desafios, muitas vezes quase impossíveis de se cumprir.

É o caso dos cadeirantes, que quando vão à praia, precisam ser carregados no colo por terceiros, caso queiram sentir o gostinho da água salgada refrescando o corpo num dia de verão. Mas isso está mudando em algumas praias de Santa Catarina.

boa_2

Através de uma parceria entre a prefeitura e empresários, foram adquiridas 5 cadeiras de rodas flutuantes que estão sob responsabilidade dos bombeiros de quatro praias de Palhoça: praia Ponta do Papagaio, praia do Sonho, praia da Pinheira e praia de Cima, todas na região da grande Florianópolis.

 palhoca_-_guarda-vidas_20170127_1559567189

Basta procurar o posto de guarda-vidas e solicitar o uso da cadeira, que é feito sempre acompanhado dos bombeiros. Não pegamos simplesmente a pessoa e colocamos na água, conversamos com cada um, e isso é muito importante. Sentimos a emoção deles ao entrar na água, o brilho no olhar e a satisfação. Muitos nunca tinham entrado no mar”, contou Marcelo Pereira, subcomandante dos bombeiros de Palhoça.

 palhoca_-_guarda-vidas_20170127_1367619939

As atividades acontecem sempre de sexta a domingo, e todas as praias são de mar calmo e de fácil acesso para os cadeirantes, que conseguem chegar ao posto de guarda-vidas sem dificuldades.

Claudio Luiz Andrade, terceiro sargento dos Bombeiros da Palhoça, conta que o sentimento ao ajudar os cadeirantes é indescritível. “O brilho no olhar conta o que estão sentindo. É natural para quem tem a mobilidade, mas aquele que não a tem e entra na água, transmite a sensação de liberdade. A alegria é contagiante”, disse.

palhoca_-_guarda-vidas_20170127_1159230988

Imagens © Julio Cavalheiro/Secom

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe instala muro transparente para que filhos e vizinho possam voltar a brincar juntos