Arte

Metropolitan disponibiliza 375 mil imagens online e tem agora o maior acervo visual público do mundo

10 • 02 • 2017 às 09:05 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Conhecimento é um precioso bem que só possui valor de fato quando transmitido. Conhecimento precisa se manter em movimento, sem um dono único, para de fato poder ser o ouro absoluto que de fato é. Para tal, a internet caiu como uma luva, e ideais de compartilhamento livre de conteúdo pela rede vêm sendo assimilados e utilizados não só por jovens, hackers ou artistas independentes, mas também por grandes instituições.

O museu de arte nova-iorquino Metropolitan, definitivamente um dos maiores e mais importantes museus do mundo, acaba de aderir a esse tipo de licenciamento.

Met5

Desde o último dia 7 de fevereiro que o Met disponibilizou 375 mil imagens em alta qualidade de obras de arte pertencentes ao seu acervo. Basta acessar o site do museu para poder mergulhar nesse sem fim de grandes trabalhos da história da humanidade. Além das imagens, diversas informações a respeito de cada trabalho também foram disponibilizadas. As obras podem ser procuradas em um serviço de busca no site.

Met1

O mais bonito do gesto do museu é que as imagens foram licenciadas sob o símbolo do “Creative Commons 0”, implicando que não há qualquer restrição de uso para as imagens disponíveis. A ideia é permitir que pessoas que não possam ir fisicamente até o museu também tenham acesso ao acervo, mas o significado real vai muito além.

Picasso

Picasso

Met3

Um museu da importância do Metropolitan liberar seu acesso abre espaço para que muitos outros museus façam o mesmo – e com isso, quem sabe, o conhecimento possa sair das paredes burocratas para voltar a circular pelo ar, feito um maravilhoso e incurável vírus que nós desejamos contrair.

Met2

© Imagens: Metropolitan Museum of Art

Publicidade

Canais Especiais Hypeness