Inovação

Nasa anuncia descoberta de sistema solar com 7 planetas parecidos com a Terra

por: Redação Hypeness

Nesta quarta-feira (22), a Nasa anunciou ter encontrado o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra. A expectativa da agência espacial é que pelo menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.

Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol. Porém esta estrela possui apenas 1/12 da massa do Sol e, em vez dos 10 mil graus Celsius que o Sol atinge, o Trappist-1 tem apenas 4.150 graus em sua superfície.

trappist-1-1-PIA21421

Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature, os cientistas acreditam que encontrarão vida nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’”, disse Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica na sede da Nasa, em conferência.

Por ser mais frio do que o nosso Sol, a estrela também emite menos luz o que resultaria em uma superfície mais sombria. A claridade durante o dia, por lá, pode ter apenas um centésimo da claridade vista na Terra durante o dia.

O Telescópio James Webb, que será lançado ao espaço em 2018, terá papel fundamental para mais descobertas. Ele será equipado com luz infravermelha, ideal para analisar o tipo de luz e a cor emitidas da estrela Trappist-1. Essa cor pode variar de um vermelho profundo a tons mais puxados para o alaranjado.

* Ilustrações: NASA / JPL-Caltech