Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A caça a animais selvagens ameaçados de extinção é incontestavelmente abominável, e precisa ser combatida. Mas qual seria o limite desse combate? Um parque de proteção na Índia, responsável por um dos mais bem sucedidos históricos de defesa e conservação de rinocerontes no mundo – que antes contava com 5 animais em toda a região, e agora já alcançou mais de 2 mil – usa um método bastante controverso: os guardas possuem poder de atirar e até matar quem esteja ou pareça suspeito de estar tentando caçar os animais.
Duas pessoas são mortas mensalmente em média no Parque Nacional de Kaziranga, o que fez com que, em 2015, por exemplo, mais suspeitos tenham sido mortos pelos guardas do que rinocerontes caçados. Os guardas são de fato são instruídos para atirar sempre que virem caçadores, com ordem concreta para matá-los.
O próprio governo da Índia dá aos guardas proteção contra ações judiciais em tais casos. Diversos outros animais, como elefantes, búfalos, tigres e veados também vivem no parque, sob a proteção dos guardas contra a ameaça dos caçadores.
Os dados são controversos, e um dos guardas, que garante que já atirou mas jamais matou alguém ali, diz que a prioridade é exigir identificação de um suspeito, e sempre tentar prendê-lo antes de atirar – mas que muitas vezes a ação violenta se faz inevitável. São diversas as acusações de inocentes sendo alvejados e até mesmo de tortura contra os guardas.
O debate é intenso, afinal, se, por um lado, salvar a vida dos animais é sim tarefa fundamental, a que limite essa defesa deve ser levada? A vida humana é também, afinal, não pode ser relativizada.
Uma coisa é certa: pelo visto, tanto do lado dos caçadores quanto dos guardas, falta um tanto de inteligência e empatia – e é nesse hiato que nasce a violência. Inocentes, só mesmo os rinocerontes.
© fotos: divulgação
Publicidade
Um dos maiores paradoxos do mundo da propaganda é que, em muitos casos ela costuma mostrar exatamente o contrário do...
Rodrigo Bocardi mostrou na prática como funciona o racismo estrutural, ao vivo, na edição desta sexta (7 de...
Um post no Facebook na última segunda-feira mostrou o exato limite do tal espírito olímpico, ilustrando onde acaba a...
Oferecer acesso à universidade para pessoas que não podem arcar com os custos de uma faculdade privada é importante....
Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Tromsø, na Noruega, mostrou que o nível de insatisfação...
Os torcedores mexicanos estão roubando a cena na Copa do Mundo. Ao lado dos peruanos e argentinos eles espalham pelas...
Um homem de 53 anos, responsável por mais de 20 cães, foi preso em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, suspeito de...
Não falta mais nada. Ou será? A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu uma comitiva de super-heróis. Estavam todos...
Ana Paula Araújo, 48, perdeu a conta das vezes em que foi apalpada em locais lotados. Numa delas, tinha 18 anos e...