Debate

Neste parque os guardas atiram em pessoas para proteger rinocerontes

por: Redação Hypeness

A caça a animais selvagens ameaçados de extinção é incontestavelmente abominável, e precisa ser combatida. Mas qual seria o limite desse combate? Um parque de proteção na Índia, responsável por um dos mais bem sucedidos históricos de defesa e conservação de rinocerontes no mundo – que antes contava com 5 animais em toda a região, e agora já alcançou mais de 2 mil – usa um método bastante controverso: os guardas possuem poder de atirar e até matar quem esteja ou pareça suspeito de estar tentando caçar os animais.

Rinos1

Duas pessoas são mortas mensalmente em média no Parque Nacional de Kaziranga, o que fez com que, em 2015, por exemplo, mais suspeitos tenham sido mortos pelos guardas do que rinocerontes caçados. Os guardas são de fato são instruídos para atirar sempre que virem caçadores, com ordem concreta para matá-los.

Dois guardas do parque Dois guardas do parque

O próprio governo da Índia dá aos guardas proteção contra ações judiciais em tais casos. Diversos outros animais, como elefantes, búfalos, tigres e veados também vivem no parque, sob a proteção dos guardas contra a ameaça dos caçadores.

Rinos2

Os dados são controversos, e um dos guardas, que garante que já atirou mas jamais matou alguém ali, diz que a prioridade é exigir identificação de um suspeito, e sempre tentar prendê-lo antes de atirar – mas que muitas vezes a ação violenta se faz inevitável. São diversas as acusações de inocentes sendo alvejados e até mesmo de tortura contra os guardas.

Rinos5

O debate é intenso, afinal, se, por um lado, salvar a vida dos animais é sim tarefa fundamental, a que limite essa defesa deve ser levada? A vida humana é também, afinal, não pode ser relativizada.

Rinos3

Rinos4

Uma coisa é certa: pelo visto, tanto do lado dos caçadores quanto dos guardas, falta um tanto de inteligência e empatia – e é nesse hiato que nasce a violência. Inocentes, só mesmo os rinocerontes.

Rinos6

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por que a esposa de Dickens abandonou a casa e os 10 filhos que teve com o escritor