Inovação

Por que a maioria das bonecas é do sexo feminino?

Redação Hypeness - 20/02/2017

Em um mundo em que a diversidade cada vez mais possui função não só pedagógica como social, tal preocupação pode se dar em tópicos um tanto inesperados. A empresa de brinquedos norte-americana American Girl vai muito além do próprio nome e atua justamente em oferecer diversidade dentre as opções de bonecas para crianças – e a importância de tal oferta é evidente e enorme.

AB2

As bonecas são, afinal, um dos primeiros veículos pelo qual não só as crianças se reconhecem como também exercem a empatia e a simulação do que virão a ser como adultos em sua relação com outros seres humanos. Assim, a oferta majoritária de bonecas do sexo feminino e brancas precisou ser questionada pela American Girl.

AB1

O sucesso foi imediato, e o novo lançamento da marca já era aguardado por muitos. O novo produto é um boneco que expande ainda mais essa experiência de reconhecimento e espelhamento da criança, mais diversa e livre como de fato o mundo é: um boneco menino, em tamanho real.

AB7

“Oferecer um menino em nossos produtos era o principal pedido do público por um longo tempo”, afirmou, para o Huffington Post, Julie Parks, relações públicas da American Girl, que já oferecia bonecas negras, coreanas e havaianas. Logan Everett é o nome do boneco que, segundo a história oferecida pela empresa, é um músico de Nashville.

AB3

Como toda cultura é construída, ampliar a representatividade e a diversidade em qualquer sociedade é uma decisão – a ser tomada pelos pais, mas também pelas empresas e pelo estado.

17015_STU122117JANMARLS2_20160927_3550

As brincadeiras infantis podem ser assuntos sérios – e o que hoje é uma brincadeira infantil, amanhã será regra. A responsabilidade, portanto, é um tanto de todos – tão ampla quanto a quantidade de identidades que o mundo saudavelmente nos oferece.

AB4

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.