Roteiro Hypeness

Praia urbana agita o verão de São Paulo e traz brisa litorânea para a capital

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Com as altas temperaturas e as árvores tão escassas, fica difícil amar São Paulo durante o verão melecante. Falta, digamos assim, um lugarzinho mais agradável para espantar o calor e a aridez da cidade. Com sorte, aqui a gente precisa dirigir uma hora ou mais, dependendo da região, para conseguir abraçar o mar. Mas saiba que, neste verão, a nossa praia é outra e fica perto da Av. Paulista.

Quem diria que em pleno bairro do Bixiga, ou em pleno caos da metrópole, a gente poderia ter um pedacinho de praia urbana. A iniciativa veio do morador Armando Onofri, que criou a Pipa Praia Urbana. Um antigo terreno baldio ao lado de um estacionamento foi utilizado para transformar o cotidiano da população e ressignificar um espaço que, mesmo não sendo público, é aberto e gratuito. Além disso, ali temos uma dimensão muito maior do conceito de comunidade, de praticar a cidadania e nos conectar com as pessoas.

Com um sol gritante brilhando lá no céu, domingo foi dia de curtir essa maravilha moderna. Confesso que rolou um misto de receio, típico de paulistano, e empolgação quando soube da ideia. Chegando lá, o clima era bem parecido com o litorâneo e bem distante daquela São Paulo cinza, bruta e insuportavelmente cheia. O espaço de 2 mil m² é um misto de área de lazer, feiras, horta comunitária, cinema ao ar livre, dança, yoga, intervenções artísticas, oficinas para qualquer idade, resgates de culturas e etc.

Uma feirinha acontece aos fins de semana com produtos orgânicos e artesanais, além de barracas de comida e bebida, que fazem as honras de um quiosque. Ao centro, entre os prédios da região, está o espaço com areia, cadeiras e guarda-sol, onde a galera passa o dia, de roupa, de biquíni, do jeito que quiser. E que dia atípico para os paulistanos e seus pés cansados! Com um chope em mãos, tratei de observar o movimento na sombrinha gostosa das árvores e na luxuosa companhia de um vento constante. Faria isso diariamente, fácil! E há quem possa, porque o local abre todos os dias.

Uma mãe que estava sentada ao meu lado disse que levou a pequena Alice para brincar ao longo da semana e no domingo. E quem se diverte mais nessa história toda são as crianças mesmo. Correndo de um lado para o outro, fazendo guerrinha com areia e com água, brincando no gramado e no pula-pula…Ali tem um universo fértil de possibilidades só para eles. João Pedro, meu amiguinho de praia, quase me convenceu a entrar na guerrinha de água e a voltar uns 20 anos no tempo da minha vida, mas, como paulistana workaholic, eu tinha que trabalhar, né.

A essa altura do campeonato você deve estar pensando: “como sobrevive uma praia sem mar?!”. A resposta é: com duchas, que cumprem muito bem o seu papel de nos refrescar. É o que tem pra hoje. E para amanhã e depois e depois…porque praia de paulista não é shopping. Praia de paulista só poderia ser coisa da nossa cabeça mesmo, uma miragem no meio da selva de pedra inventada pelas pessoas num verão sufocante. E que alívio, viu! Há mares que vêm para o bem.

Momento de gentileza: Floria Flower Bike deu um arranjo de presente para o Tabuleiro da Lua

Pipa Praia Urbana
Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 – Bixiga, São Paulo/SP
Horários: terça a domingo, das 9h às 18 h
Petfriendly
*O que não pode na Pipa:  fazer piquenique, levar bebida alcoólica, andar de skate, bicicleta ou patins, deixar animais de estimação na areia.

Todas as fotos © Brunella Nunes e Fábio Feltrin

faixa_roteiro

Publicidade Anuncie


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Crayola lança coleção de maquiagem com alta pigmentação em parceria com Asos