Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um bom professor não é apenas aquele que sabe tudo sobre a matéria que irá ensinar em sala de aula, mas também aquela pessoa que compreende que cada aluno é especial e precisa ser valorizado. É o que mostra o relato da pedagoga Sandra Cristina da Silva Cassiano, publicado pelo site Porvir.
Sandra trabalha há 20 anos como educadora e há 10 anos adotou um método que busca valorizar a autoestima dos estudantes. Hoje, ela dá aulas Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN) e já colhe os frutos de seu trabalho, que vem sendo elogiado por pais dos alunos e pela comunidade escolar.
Um dos destaques de sua aula é a realização de rodas de conversa para estimular a gratidão. Estes momentos duram apenas alguns minutos e são focados em agradecer às coisas conquistadas por cada um dos estudantes, mostrando o quanto eles já realizaram.
Foto: ThinkStock / Foto destaque: Shutterstock
Essa não é a única forma que a professora encontrou para estimular a autoestima dos alunos. Sandra também criou um caderno de elogios, confeccionado com folhas de rascunho. Um momento das aulas é reservado a escrever no caderno elogios aos colegas, professores e outras pessoas com as quais convivem na escola. Segundo ela, a atividade ajuda a melhorar o relacionamento entre todos, além de estimular habilidades de leitura e escrita entre os estudantes.
A inspiração para criar estas atividades veio de conversas com suas duas filhas. A professora contou ao Porvir que costuma perguntar às meninas como elas gostariam que os professores se comportassem em sala de aula. É através destes diálogos que Sandra se inspirou para criar atividades que valorizem os estudantes e não apenas o conteúdo das aulas. Ao se sentirem mais confiantes, todos aprendem melhor e se tornam pessoas mais preparadas para o mundo. Entre os alunos do quinto ano da escola, o resultado tem sido bastante satisfatório, mostrando melhorias em relação à concentração e rendimentos escolares.
Publicidade
Para que possamos superar nossos pobres hábitos e irmos além de vícios e preconceitos, é sempre preciso que alguém...
Tem gente que diz que quando o produto não ajuda, a publicidade não funciona. Mas será que é mesmo verdade? Essa...
Mais de 40% dos idosos experimenta algum tipo de isolamento social. O número é alarmante, mas iniciativas simples...
Não era a terça-feira mais agradável para Todd Steinkamp: o norte-americano, morador de Iowa, pegou a estrada bem...
José Reinaldo Lopez abandonou a escola quando tinha 16 anos. Trabalhou em lavouras de café, com criação de gado e...
UPDATE: Ontem, dia 14 de setembro de 2017, publicamos a matéria abaixo, anunciando que o tumblr da Criança Viada...
Qualquer acessório que possa melhorar a experiência de ter um PlayStation é bem-vindo. E em meio a um mundo de...
Um jogo da Copa Libertadores da América entre os times Deportivo Tachira da Venezuela e o Pumas do México teve uma...
Turks and Caicos, um arquipélago britânico formado por 40 ilhas e localizado no mar caribenho, conseguiu juntar o...