Debate

Se você ainda não entendeu o que é privilégio, precisa parar para assistir a esse vídeo

por: Redação Hypeness

Se você acha que com trabalho duro e muita dedicação, todo mundo tem as mesmas chances na vida, então talvez ainda não tenha percebido muito bem o que é privilégio. E, vai por nós: se você está lendo esse texto em seu computador (ou smartphone), é porque também é um pouco privilegiado.

Um novo vídeo criado pelo Buzzfeed Yellow mostra visualmente o que é privilégio e como ele é responsável por deixar algumas pessoas alguns passos atrás na vida. Para produzir o vídeo, eles convidaram pessoas de diferentes classes sociais, etnias, gênero e orientação sexual para uma brincadeira.

privilegio

A coisa toda funcionava assim: algumas frases relacionadas a privilégios eram lidas por um facilitador. Dependendo da identificação de cada pessoa com a afirmação, ela deveria andar um passo à frente ou um passo para trás. Algumas das frases lidas para o grupo foram: “Se você se sentiu envergonhado sobre suas roupas ou casa enquanto crescia, dê um passo para trásou “Se você se sente confortável ao caminhar para casa à noite, dê um passo à frente.

privilegio3

Ao final do exercício, os participantes puderam perceber a distância em que estavam uns dos outros. Enquanto alguns tinham dado muitos passos para trás e se encontravam nas últimas posições possíveis, outros haviam caminhado sempre em frente, mostrando que nem todo mundo tem as mesmas oportunidades na vida.

Vale a pena conferir o vídeo (em inglês) e refletir sobre o quão privilegiados nós somos. Dá o play:

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Gustavo e marido anunciam o nascimento de filhos gêmeos