Fotografia

Surrealismo, espelhos e nudez são as marcas registradas do trabalho de Alva Bernardine

20 • 02 • 2017 às 10:48
Atualizada em 20 • 02 • 2017 às 10:50
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Marcado pelo erotismo e pelo surrealismo, entre o delírio e a sensualidade o trabalho do fotógrafo britânico Alva Bernadine é pura metáfora. Sua maior fonte de metáforas é mesmo o corpo feminino, de onde Bernadine faz jorrar simbologia, psicanálise, terror, tesão, medo – “Sou uma subcultura de um homem só”, ele diz. Soma-se uma porção de espelhos a essa inesgotável fonte poética que são as formas e os sentidos do feminino, e o que se tem é o ensaio Reflect Upon This (Reflita Sobre isso).

AlvaB8

Inicialmente Bernadine simplesmente comprou seis pequenos espelhos sem saber exatamente o que faria com eles. O fotógrafo então selecionou as modelos entre suas amigas mais íntimas, algumas conhecidas e até mesmo estranhas em absoluto encontradas através da internet, começou a posicionar modelos e espelhos, e fotografar.

AlvaB9

Bastou a justaposição do espelho e o corpo feminino para que o olhar de Bernadine encontrasse surrealismo, delírio e a sugestão de sentidos no que poderiam ser meros corpos em reflexo. Como ilusões de ótica ou efeitos especiais, cada imagem parece sugerir uma metáfora a ser descoberta e aprofundada no que diz respeito à nossa autoimagem, ao corpo feminino, à sexualidade, ao próprio sentido da palavra ‘reflexo’.

AlvaB7

AlvaB6

AlvaB5

AlvaB4

AlvaB3

AlvaB2

AlvaB1

© fotos: Alva Bernadine

Publicidade

Canais Especiais Hypeness