Debate

Você controla sua vida? Documentário brasileiro lança essa e outras perguntas sobre nosso inconsciente

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Consumos, ideologias, comportamentos, ideais de verdade e pensamentos, tanta coisa invade nossa mente a fim de nos convencer ou nos conduzir a algo que é como se uma guerra por nossas opiniões, sensações e desejos estivesse sendo por todo o tempo sendo travada – uma guerra passada em nosso inconsciente. Idioma Desconhecido é um documentário por vir que trata justa desse enorme tema, como parte de um debate fundamental e urgente: o nosso inconsciente hoje.

 DocInc2

Se, cerca de cem anos atrás, Sigmund Freud desenvolveu sua teoria do inconsciente – como uma espécie de somatório de forças primitivas, sexuais e desejosas, ocultas por trás de nossos pensamentos mais “legíveis” – o filme procura tratar de como os poderosos do mundo se valem dessas teorias para tentar controlar e influenciar as multidões que hoje habitam o mundo.

O diretor José de Carvalho Junior

O diretor José de Carvalho Junior

Dirigido por José de Carvalho Junior, o ponto de partida de Idioma Desconhecido, porém, não é somente Freud, mas também seu quase anônimo mas bastante importante sobrinho, Edward Bernays. Foi Bernays quem primeiro utilizou as ideias desenvolvidas por seu tio como força manipuladora de massas – ensinando corporações americanas a fazerem as pessoas desejarem produtos que simplesmente não precisavam.

Edward Bernays

Edward Bernays

Assim nascia o consumismo desenfreado e determinante do mundo em que hoje vivemos – e esse é o buraco profundo do inconsciente em que as câmeras desse documentário pretendem se enfiar.

O filme está em processo de financiamento coletivo para conseguir ser finalizado, e são diversas as recompensas oferecidas na campanha em troca de investimentos.

Basta assistir ao trailer e saber mais sobre o filme para, não se sabe porque, sentir uma vontade incontrolável de ajuda-lo a ser finalizado. Só mesmo assistindo Idioma Desconhecido para compreender.

DocInc4

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casinha que bombou na internet faz Austrália ter que gastar R$ 1 mi com banheiros