Arte

A intrigante história do físico da NASA que largou tudo para se dedicar ao origami

22 • 03 • 2017 às 05:18
Atualizada em 19 • 05 • 2022 às 18:15
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Muita gente se impressiona ao saber que Robert Lang largou uma carreira na NASA para trabalhar fazendo origamis. Porém, muito mais intrigante do que essa mudança de vida é a maneira como ele cria as mais diversas formas apenas usando papel dobrado – e mostra que o origami pode ser uma verdadeira ciência.

De acordo com um vídeo criado pelo canal do Youtube Great Big Story, Lang explica como o origami pode servir para que possamos entender muitas coisas. À medida que percebemos os padrões pelos quais o papel se dobra e desdobra, podemos replicar estes padrões em diversos outros objetos, criando desde foguetes a airbags.

Foi apenas em 2001 que o físico teve coragem de largar seu emprego na NASA para se dedicar inteiramente à sua maior paixão: os origamis. Lang utilizou todo seu conhecimento em matemática para criar desenhos feitos com a arte de dobrar papel, estudando todas as possibilidades de dobras possíveis. Graças a isso, ele criou uma série de obras de arte em origami únicas, que incluem reproduções de estruturas de animais extremamente complexas.

origami11

Criando estes designs há mais de quarenta anos, o artista se tornou conhecido como um dos principais ícones na confecção de origamis, tendo mais de 500 desenhos catalogados. Alguns de seus designs podem chegar a incluir um processo de até mil dobraduras, mas o resultado é incrível!

Chega mais para ver:

origami1

origami2

origami3

origami4

origami5

origami6

origami7

origami8

origami9

origami10

Todas as fotos © Robert Lang

Publicidade

Canais Especiais Hypeness