Chamar a aparência das pessoas retratadas em propagandas de “padrão de beleza” é uma incongruência não só por não se tratar de forma alguma do que poderia ser considerado padrão, ou mesmo belo – mas principalmente pelo fato de que tais imagens simplesmente não são reais. Sabemos o quanto as fotografias são alteradas e corrigidas através de programas como o Photoshop. A iniciativa do projeto Unphotoshop procura justamente trazer essas fotos de volta para a realidade, devolvendo às imagens o que foi apagado, através de algumas nada discretas “intervenções” nas propagandas de rua.

Para tal, adesivos de espinhas, rugas, estrias, manchas e outras características normais, belas, naturais e que todo mundo – todo mundo – possui foram coladas sobre a imagens das pessoas nos anúncios. Aqueles que obviamente haviam sido manipulados foram os mais visados pelo grupo de artistas.

Os adesivos foram criados pelo próprio grupo, e devidamente pensados para poderem alcançar a maior variedade de imagens – com variados tons de pele, tamanhos e cores. O objetivo, claro e direto, é mostrar para as pessoas que não há problema algum em possuir tais marcas, além, é claro, de evidenciar o quanto os anúncios são manipulados e alterados digitalmente.


O projeto também aponta a necessidade urgente, nas mídias, agências de publicidade e designers em geral, de se abandonar tais práticas e voltar o foco para algo necessariamente mais sedutor, inclusivo e justo: a realidade e as pessoas como elas são.






© fotos: Unphotoshop