Inovação

As Barbies com hijab chegaram para nos lembrar que representatividade importa

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Desde a infância cristalizando conceitos e padrões sobre diversos aspectos da vida na cabeça das crianças, os brinquedos são parte fundamental na formação dos paradigmas e modelos que tais crianças terão no futuro. Dessa forma, bonecas de sucesso extremo como a Barbie, suas roupas, seu corpo e a história que lhe é atribuída são fortes elementos na construção do imaginário popular ocidental, assim como na maneira com que meninas e meninos se veem, olham seu corpo, sua própria história. É por isso que a representatividade é tão importante, e precisa se estender também aos brinquedos.

HHijab5

Foi pensando nisso que três mães de Pittsburg, nos EUA, inventaram o projeto “Hello Hijab”, no qual celebram a inclusão e a luta contra a islamofobia criando pequenos hijabs (os capuzes que as mulheres muçulmanas costuma usar) adaptados para vestirem as Barbies.

HHijab8

HHijab7

Assim, as bonecas deixam de representar somente um tipo de criança, e passam a incluir outras características e refletir uma sociedade mais ampla e múltipla.

 HHijab6

A ideia surgiu quando Giselle Fetterman, uma das mães do grupo, percebeu que nenhuma boneca se parecia com as amigas muçulmanas da filha. Para contribuir com um mundo por vir mais amigável e menos preconceituoso, ela percebeu que era importante que suas filhas brincassem com bonecas diferentes delas próprias – e que outras amiguinhas pudessem se identificar também com os brinquedos diretamente. Ela então chamou Safaa Bokhari e Kristen Michaels, e juntas as três mães deram início ao projeto.

HHijab2

Cada hijab custa 6 dólares, e estarão disponíveis a partir do dia 01 de abril. Toda a renda será destinada para organizações que lutam pela inclusão e pelas comunidades multiculturais.

HHijab9

HHijab4

HHijab3

HHijab10

HHijab1

Todas as fotos © Hello Hijab

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escola substitui advertências e suspensões por yoga e o resultado é o melhor possível