Inovação

Black Mirror é hoje: app permite interagir com pessoas mortas

por: Redação Hypeness

“Be right back” (volto logo), o primeiro episódio da segunda temporada do seriado Black Mirror, é um dos mais intrigantes de todos os 13 episódios disponíveis. Na história um casal vive uma vida feliz e comum até que Ash, o marido, sofre um acidente fatal. Sua esposa Martha fica inconsolável e fica sabendo de um software que pode ajudá-la a superar a saudade de Ash. A ferramenta rastreia tudo aquilo que ele postou na internet em vida e assim Ash ganha uma existência póstuma que se comunica com Martha por mensagens, e-mails e afins.

Ash e Martha

Pois agora, em um nítido caso onde a vida imita a arte, uma empresa sul-coreana tem planos de ajudar as pessoas a superarem a perda de seus entes queridos com o desenvolvimento de um aplicativo chamado ‘With Me’. A ferramenta seria capaz de escanear uma pessoa enquanto ela ainda está viva para recriá-la digitalmente. Essa imagem ficaria salva em um servidor e, quando solicitada, ela poderá interagir com o usuário.

03093004022032

O mais bizarro é que as imagens digitalizadas devem ser capazes de posar para fotos e até mesmo conversar.

Em entrevista à BBC, Eun Jin Lim, CEO da Elrois (empresa desenvolvedora), disse que o app foi criado para substituir pessoas amadas que morreram. Ela usou o exemplo de como a ferramenta a ajudaria com a perda de sua avó.

nintchdbpict000306294360

“Não posso mais tirar fotos com ela e neste caso achei que seria ótimo criar um avatar para tornar isso possível”, contou.

A empresa espera desenvolver uma biblioteca de celebridades para que os usuários possam começar a posar com nomes famosos também.

A data de lançamento do aplicativo ainda não foi divulgada, mas não temos dúvida de que isso tudo é muito Black Mirror!

**

Black Mirror é uma série que retrata um mundo onde as pessoas se utilizam de avanços tecnológicos para lidar com situações cotidianas. Até aí tudo bem, afinal atualmente esquentamos água no micro-ondas e não num fogão a lenha, não é mesmo? O problema é que a série inglesa mostra situações extremas onde a tecnologia quase sempre é utilizada de modo a interferir, atrapalhar e mesmo destruir a vida das pessoas – uma realidade bem similar à que estamos trilhando.

* Imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Netflix anuncia que poderá cancelar contas ociosas