Fotografia

Ela transforma o autismo do filho em arte através dessas lindas imagens

07 • 03 • 2017 às 08:08 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A fotógrafa norte-americana Kate Miller-Wilson tem dois filhos, um deles autista. O autismo é um transtorno que afeta o sistema nervoso e não tem cura, prejudicando a capacidade de comunicação e interação.

E Kate achou uma maneira leve e bonita de transformar toda a jornada enfrentada por ela e pelo filho diariamente em arte, através do projeto fotográfico que leva o mesmo nome do transtorno.

Nele, a fotógrafa, que vive em Minneapolis, capta imagens que considera uma verdadeira homenagem ao filho, mostrando a leveza da sua imaginação e a maneira única como ele enxerga o mundo.

O resultado é pura poesia, confira:

1

“Uma das grandes qualidades do meu filho é a sua capacidade de se concentrar completamente em algo. Um quebra-cabeça, um instrumento musical, a maneira como a luz faz cores nas nuvens… Ele coloca tudo de si nas coisas que ele ama, e eu tento fazer o mesmo nas minhas interações com ele.”

2

“Fotografar alguém com autismo nem sempre é fácil, porque para se obter um bom retrato é necessário conexão emocional. E para se conectar com alguém que sofre do transtorno, é necessário entrar no seu mundo. Aqui, ele está fingindo ser uma coruja, e as corujas são seus maiores interesse atualmente.”

3

Muitas vezes sinto que há algo entre meu filho e eu. Podemos ver e ouvir uns aos outros através desta barreira, mas não podemos tocar. Aqui, fotografei-o através de uma janela de gelo para simbolizar essa experiência.”

4

“Uma das principais características do autismo são as diferenças no processamento sensorial. O mundo pode ser esmagador com tantos sons, visões e cheiros. Mas isso também pode ser um presente. Meu filho experimenta o mundo de uma maneira que eu nunca vou experimentar.”

5

“Nesta imagem, meu filho está olhando para mim. Isso é algo que ele nunca faz. De alguma forma, a barreira da parede de vidro deixou que ele me visse. Às vezes, penso com nostalgia sobre esta versão dele, aquela por trás do vidro. Eu o amo do jeito que ele é, mas eu daria qualquer coisa para abraçar o menino atrás da barreira.”

6

7

8

9

10

Todas as fotos © Kate Miller-Wilson

Publicidade

Canais Especiais Hypeness