Inovação

Empresa usa tecnologia de filmes de ficção científica pra ajudar pessoas paralisadas a voltarem a andar

por: Redação Hypeness

Em um passado não muito distante, equipamentos hoje considerados básicos e completamente integrados ao nosso cotidiano, como aparelhos dentários, óculos ou próteses, provocaram espanto e estranheza em seus usuários. A empresa americana Ekso Bionics acredita que os exoesqueletos – presentes em filmes como Alien, Elysium e tantos outros – terão o mesmo destino, e passarão a fazer parte da vida de pessoas paralisadas e até mesmo de trabalhadores como simplesmente mais uma ferramenta comum.

Ekso6

Ekso5

A ideia é permitir não só que pessoas paralisadas possam voltar a caminhar com a ajuda dos exoesqueletos, como que eles cada vez mais se tornem discretos, baratos e, assim, ainda mais integrados ao dia a dia dos que precisam.

Hoje, no entanto, um aparelho ainda custa mais de 150 mil dólares, mas a empresa trabalha para que esse preço e sua usabilidade se tornem cada vez mais acessíveis. A tecnologia já é utilizada, com excelente resultado, em hospitais, fisioterapias e recuperações de forma geral, mas o futuro, eles garantem, é que os exoesqueletos possam ser usados em casa e na rua – até, quem sabe, sem que ninguém possa percebe-los.

Cena do filme Elysium

Cena do filme Elysium

Cena do filme Alien
Cena do filme Alien

E sua utilidade não se restringe às pessoas que necessitam voltar a se colocar de pé e caminhar. A tecnologia dos exoesqueletos já é também utilizada para aliviar a fadiga e as contusões em locais de trabalho pesado, provocadas pelo manuseio continuo de equipamentos extremamente pesados e perigosos.

Ekso7

Ekso4

Se normalmente a arte imita a vida, para darmos certos passos às vezes é importante que a vida imite a arte – e que o futuro retratado enfim chegue, para aqueles que mais precisam.

Rehabilitation exoskeleton

Ekso2

fotos © divulgação

Estudado por muitos, vencido por poucos, o medo pode ter várias formas e dimensões. Mais do que um estado de alerta, ele se torna frequentemente incapacitante e é por isso que a Samsung lançou uma campanha que é ao mesmo tempo inspiradora e desafiante: #BeFearless, não tenha medo.

Com este canal, o Hypeness se une à campanha que foca em duas fobias bem particulares e comuns a muita gente: alturas e falar em público.

Para ver todos os posts, siga este link.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
UERJ desenvolve ‘coronatrack’ para detectar coronavírus no ambiente