Inspiração

Especialistas dão 10 dicas simples e certeiras para superar o medo de falar em público

13 • 03 • 2017 às 16:03
Atualizada em 13 • 03 • 2017 às 16:25
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Na escola era difícil apresentar um trabalho para a turma e a dificuldade se resumia aí. O problema é quando o medo de falar em público segue até a vida adulta e acaba atrapalhando questões profissionais e pessoais. Como resolver isso? Essas 10 dicas dos especialistas do Forbes Coaches Council, publicadas pelo Penser, podem ser uma ótima maneira de começar a vencer o medo.

1. Pratique in loco

Não basta apenas praticar o que você irá falar, a dica é praticar também ONDE você irá falar. Com isso, quando chegar a hora de encarar o público, ao menos você estará mais familiarizado com o local.

2. O corpo é a mensagem

Tente concentrar-se na sua expressão corporal. Segundo os especialistas, ao se colocar em uma postura relaxada, automaticamente o seu corpo melhora nesse aspecto. Com a confiança é a mesma coisa.

3. Chegue cedo

Além de ganhar tempo para se acalmar antes de começar a interagir com o público, chegar alguns minutos antes de sua apresentação permitirá que você observe quem estará ouvindo você – e pode fornecer boas ideias para conquistar os seus ouvintes.

4. Converse sobre a apresentação

Manter segredo sobre o conteúdo da sua apresentação pode até aumentar a expectativa do público, mas certamente também irá aumentar a sua ansiedade. Experimente conversar sobre o assunto com outras pessoas antes de se apresentar. Dessa forma, você se sentirá mais confortável quando chegar o momento de falar em público.

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Foto via / Foto destaque: Johannes Jansson

5. Pense positivo

Preocupar-se demais com os aspectos negativos pode aumentar a ansiedade quanto à palestra. Imprevistos podem sim acontecer e pode ser até que nem todo mundo se interesse pelo que você vá falar. Mesmo assim, pensar positivo só tornará as coisas mais fáceis.

6. Experimente exercícios de improviso

A maioria dos grupos de teatro oferece aulas com exercícios de improviso. Na verdade, este tipo de exercício é muito bom mesmo para quem não pensa em atuar, pois ajuda as pessoas a se soltar e sentirem-se confortáveis inclusive em situações de stress.

7. Crie sua imagem pública ideal

Todo mundo consegue pensar no que é um “palestrante ideal”. Se você se esforçar um pouco, pode começar a imitar os trejeitos de como gostaria que fosse sua pessoa pública. Embora isso possa soar artificial a princípio, com o tempo você acabará adquirindo a mesma habilidade que imitava inicialmente.

8. Descubra a causa do seu medo

Quando você entender onde mora o problema e conseguir visualizá-lo, se tornará muito mais fácil transpor essa dificuldade.

9. Descubra os grupos de “Toastmasters”

A Toastmasters é uma organização interacional que visa ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades de comunicação. No Brasil, há grupos em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos – confira mais informações sobre eles aqui.

10. Divida sua apresentação com outra pessoa

Dividir a responsabilidade ajudará você a se sentir mais seguro ao falar em público. Além disso, vocês podem trocar dicas sobre como melhorar a apresentação e ajudar-se mutuamente durante a fala.

Estudado por muitos, vencido por poucos, o medo pode ter várias formas e dimensões. Mais do que um estado de alerta, ele se torna frequentemente incapacitante e é por isso que a Samsung lançou uma campanha que é ao mesmo tempo inspiradora e desafiante: #BeFearless, não tenha medo.

Com este canal, o Hypeness se une à campanha que foca em duas fobias bem particulares e comuns a muita gente: alturas e falar em público.

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