Debate

Essa menina oriental viu sua história ser entregue a uma atriz branca em vídeo triste mas necessário

por: Redação Hypeness

Filmes não são reais, mas afetam pessoas reais. Essa é a premissa de uma tocante campanha criada por dois comediantes americanos para ilustrar a maneira com que a prática de colocar atores brancos para interpretarem personagens de outras origens – como orientais, negros, muçulmanos e tantos outros – em filmes pode afetar a autoestima e a própria noção de identidade dos espectadores.

white3

Essa prática é conhecida como ‘whitewashing’ (algo como ‘pintar de branco’) e vem sendo utilizada por Hollywood desde os primórdios do cinema, e a lista de filmes em que personagens de outras etnias são interpretados por atores brancos é interminável – de West Side Story à Bonequinha de Luxo, passando por todos os filmes bíblicos (ou você realmente acredita que Jesus era branco?), Aloha, Argo, Uma Mente Brilhante, A Casa dos Espíritos, Jogos Vorazes e Lawrence da Arábia, entre (muitos) outros.

Na campanha, o filme colocado em questão é Ghost In The Shell, um filme baseado em um mangá japonês, que no cinema é estrelado por Scarlett Johanssen.

O vídeo ilustra perfeitamente o preconceituoso processo de desvalorização de identidades que esse tipo de prática acaba promovendo. Aquela personagem dos quadrinhos, que a menina na campanha havia escolhida como sua preferida por justamente se parecer com ela, anos mais tarde, na hora em que é enfim retratada na grande tela – e para o grande público – passa a ser uma heroína americana, loira e de traços ocidentais – sem mais se parecer com ela.

white2

white6

white5

white4

Os estúdio costumam justificar tais práticas por motivos de investimento e retorno financeiro mas, na prática, até quando o dinheiro irá justificar a reafirmação de preconceitos?

white1

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
#OndeDói: Mulheres usam hashtag para expor abusos médicos