Inspiração

Essas leis feministas na Islândia são uma aula de direitos humanos para o resto do mundo

por: Redação Hypeness

A Islândia não apenas tem uma Ministra de Igualdade de Gênero, mas também investe em diversas leis relacionadas ao tema. Elas vão desde tornar a prostituição ilegal até mesmo o ensino de igualdade de gênero em escolas e universidades. Abaixo nós listamos quatro leis e um projeto de lei que mostram como o país está avançado em termos de igualdade.

1. Direitos iguais

Data do ano 2000 uma lei islandesa sobre direitos iguais entre homens e mulheres. A lei pretende atingir a igualdade de gêneros em todos os aspectos da sociedade e inclui informações sobre o assunto para governos e empresas, além de definir nove diferentes formas de discriminação de gênero, incluindo discriminação direta, indireta e diferenças salariais.

2. Igualdade salarial

Um projeto de lei no país busca tornar a igualdade salarial obrigatória. A ideia é que as empresas precisem provar que pagam um salário equivalente a homens e mulheres que exercem as mesmas funções. Os empregadores que não cumprirem com a obrigação estarão sujeitos a multa. Caso a lei seja aprovada pelo parlamento islandês, ela deverá entrar em vigor até 2020, tornando o país o primeiro do mundo a considerar a discriminação salarial ilegal.

3. Empregabilidade é igualdade

Uma das leis em vigor no país obriga empresas públicas ou conselhos e comitês governamentais a ter pelo menos 40% de pessoas de ambos os sexos. Empresas com mais de 25 empregados também precisam ter um programa de igualdade de gênero e revisar suas metas a cada três anos.

giphy

Foto via/ Foto destaque via

4. Licença paternidade/maternidade

Ao ter filhos, os islandeses têm direito a nove meses de licença para cuidar dos pequenos. Os pais dividem o seu tempo de licença igualmente por duas razões: primeira delas é permitir que os cuidados com os filhos sejam realmente compartilhados; a segunda é evitar discriminação (e consequentemente retaliações às mulheres) no ambiente de trabalho.

5. Igualdade na sala de aula

Uma das leis do país prevê que a igualdade de gênero seja ensinada em TODOS os níveis de educação. Isso significa que os jovens aprendem sobre o assunto da pré-escola à universidade, além de observar a igualdade em prática em casa.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Técnica de enfermagem adota senhora com câncer após abandono familiar