Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No Egito, de um simples buraco é capaz de emergir um enorme pedaço da história – muitas vezes literalmente. Arqueólogos alemães e egípcios encontraram no último dia 09 de março, em uma vala inundada na favela de Mataryia, no Cairo, uma parte de uma colossal estátua de 3 mil anos do faraó Ramsés II. O fato já é considerado uma das mais importantes descobertas arqueológicas da história, e ajuda a recontar antigas mitologias, podendo significar uma nova página para o país, seu turismo e sua economia.
O pedaço da estátua descoberto consiste em um busto e uma parte da cabeça de Ramsés II, feito em quartzito, com oito metros de extensão. Junto da representação do faraó, foram encontrados também a parte de cima de uma estátua menor do faraó Seti II (neto de Ramsés II), partes de um obelisco coberto de inscrições em hieróglifos, além das colunas e do piso de um templo.
A restauração nos artefatos já começou, para que possam estar expostos no Grand Egyptian Museum, museu que será inaugurado em 2018.
Considerado por muitos especialistas como o maior faraó a ter governado o império egípcio, Ramsés II acreditava que o mundo havia tido início em Heliópolis – onde hoje, em uma triste ironia, se localiza a favela de Mataryia. A descoberta sugere que havia, no local, um templo para Ramsés II.
De um passado pleno em riquezas e histórias, o Egito hoje se encontra afundado em uma profunda crise econômica e social. A recém descoberta pode ajudar a reiniciar a indústria do turismo no país, intensamente abalada nos últimos anos pela instabilidade política e os ataques terroristas ocorridos no país.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ozvjE0tys3I” width=”628″]
© fotos: Mohamed Abd El Ghany / Reuter
Publicidade
Uma escola móvel ecológica, que recebe energia através de painéis fotovoltaicos colocados no teto, é a grande...
A rede de fast-food Burger King resolveu se alinhar com tendências atuais e desafiar o impossível: criar uma versão...
Uma das coisas em que eu piro é user experience. O Gmail muda mais uma vez e com essas mudanças traz uma série de...
Quem ama cerveja artesanal, cada vez mais em alta no país, vai pirar nessa ideia. A PicoBrew, que conseguiu...
Não, a futurologia não se dá através de cartas de tarô, mapas astrais, linhas da mão ou de borras de café. Nem...
A tecnologia aparentemente tem o poder de transformar qualquer coisa. A novidade da vez é um tapete especial, voltado...
Muitos ainda se lembram das brincadeiras "off-line" das crianças de nossa época faziam, para quem nasceu nos anos 80,...
O Rock In Rio de 2017 ensinou à Roberto Medina algumas grandes lições. Em julho deste ano, em entrevista à Folha de...
As ideias mais malucas, muitas que aparentemente nem parecem que vão dar certo, podem ser encontradas no maravilhoso...