Arte

Este site disponibiliza um acervo raro e gratuito com mais de 2 mil obras de literatura de cordel

por: Redação Hypeness

A literatura de cordel é um gênero bastante popular no nordeste brasileiro, mas nem sempre acessível para quem vive fora dessa região. Surgido no Brasil na segunda metade do século 19, as obras de cordel eram geralmente registradas em folhetos, vendidos em feiras. Mas, para preservar esse tipo de literatura, a Fundação Casa Rui Barbosa criou um acervo com 2.340 folhetos, todos disponíveis para consulta online.

As obras são disponibilizadas através do site Cordel – Literatura Popular em Verso, que já reúne a obra de 21 cordelistas. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente e inclui obras raras, versões originais e variações de cordéis. Entre os folhetos catalogados, estão aqueles que já entraram em domínio público, bem como obras que obtiveram autorização dos autores ou familiares para compor o acervo.

cordel

Foto: Diego Dacal / Foto em destaque: Rafael Nolêto

A ideia partiu da professora Ivone da Silva Ramos Maya  depois de se deparar com um material raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, segundo relata uma notícia publicada no site Universia. Leandro seria um dos mais importantes poetas do gênero, de forma que a professora teria buscado uma maneira de compartilhar sua obra com o público, tornando-a acessível a um número maior de pessoas.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Internet fica p*ta com Globo por cortar trechos de ‘As Branquelas’ na Sessão da Tarde