Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Foi num cantinho, com um violão, que João Gilberto murmurou “Chega de Saudade”, Tom Jobim da janela viu o Corcorvado e a música brasileira teve sua identidade transformada para sempre. O jeitinho intimista virou fórmula que nunca saiu de moda, mas uma chacoalhada nas tradições de vez em quando faz bem. A partir desta sexta, no velho reduto da bossa nova, o festival Super Violão Mashup vai tirar o violão do cantinho e transportá-lo para a vanguarda musical carioca.
Serão seis shows realizados no Oi Futuro Ipanema, cada um marcado por um encontro entre um artista e um produtor do cenário contemporâneo. Na estreia desta sexta, por exemplo, o sempre inventivo Lucas Santtana (autor da música que dá nome ao festival) será o responsável por voz e violão. Enquanto isso, o renomado produtor Kassin terá em mãos dispositivos eletrônicos para filtrar o som do instrumento e fazer nascer uma nova canção ao vivo, diante dos olhos do público.
Quem comparecer aos shows do Super Violão Mashup terá a oportunidade de entender a música como obra de possibilidades infinitas – desdobrável, remontável, especialmente levando em conta a tecnologia que os produtores têm em mãos.
“Convidei seis artistas que admiro, e cujas canções guardam potências mesmo desconstruídas, mesmo levadas novamente para o violão – onde originalmente surgiram -, e outros seis produtores para recriarem, em dupla, esses arranjos. É uma experimentação a partir do encontro. Então, nesse sentido, o público vai encontrar algo totalmente novo, inédito. Não será o show de um, ou de outro, mas uma apresentação resultante dessa troca, da conjugação desses artistas quando postos um ao lado do outro“, explicou Julianna Sá, curadora do projeto, ao site do Oi Futuro.
Julianna Sá (foto: Tiago Petrik)
As noites recheadas de surpresas e boa música irão se estender até 1° de abril. Além da dupla já citada, os músicos Iara Rennó, Qinho, Arthur Nogueira, Gui Amabis e Luisão Pereira terão a companhia dos produtores Cibelle, BadSista, Jonas Sá, Marcelo Cabral e Livia Nery, respectivamente.
O projeto prevê ainda um debate sobre música e tecnologia, a gravação de um EP com as seis faixas criadas ao vivo pelas duplas, o registro de dois mini documentários de bastidores e, por fim, o lançamento de um livro com perfis, entrevistas e resenhas.
Confira nas imagens a programação completa do Super Violão Mashup!
Todas as imagens © Divulgação
Publicidade
Na última sexta-feira, dia 28 de novembro de 2014, o mundo perdeu um dos grandes gênios da dramaturgia. Roberto...
Nesta semana, um bônus. Pudera, um feriado de quinta que emenda justamente com um feriado de terça é coisa para...
Celebrou-se no passado dia 21 de setembro o Dia Internacional da Paz. E no norte da França houve uma lembrança...
Mostramos aqui no Hypeness o Projeto Unbreakable, onde mulheres expõem o que seus abusadores sexuais falavam a elas...
A arte tem um poder transformador muito forte. Indo além de desenvolver um dom ou aptidão, ela acolhe e desenvolve um...
A fotógrafa portenha Irina Werning criou o projeto Back to the future, onde fotografias antigas de pessoas, são...
Indo a fundo no seu imaginário, o frankestein do Photoshop, Gyyp fez um cruzamento virtual de um monte de bicho. Dá...
Joaquin Phoenix foi um dos principais nomes do Globo de Ouro, que aconteceu no último domingo (5). O ator foi premiado...
Para lidar com a própria melancolia, o indiano Pulkit Kamal, ou Polka, passou a criar obras de arte surreais e...