Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando aprendemos a ler, e mais ainda, quando aprendemos a amar os livros, é o momento em que podemos compreender que o mundo pode ser maior sempre – e que nós fazemos parte desse processo de expansão.
O jovem Sidney Keys III um dia percebeu que, todo dia, quando ia à biblioteca, era difícil de encontrar literatura afro-americana no acervo. Da mesma forma, eram mais raros os jovens afro-americanos serem vistos lendo na biblioteca. Sidney então decidiu que era hora de fazer parte da mudança, e agir.
Foi assim que ele criou o Books N Bros (“Livros e Brothers/Parceiros”, em tradução livre), um clube de leitura que procura reunir garotos da idade de Sidney que amem ler. A ênfase é em tornar a leitura ainda mais divertida, mas principalmente em pesquisar, aprofundar e divulgar a literatura afro-americana. “Eu queria ler um livro, mas também queria discuti-lo com outras pessoas”, diz Sidney, explicando sua iniciativa.
A mãe de Sidney, que ajudou na feitura do clube, explica que quis investir nessa faixa etária por costumar ser o momento em que a criança, principalmente o menino, começa a abandonar a leitura – a fim de combater esse processo.
O clube se encontra uma vez por mês, com cerca de dez membros, para debaterem o livro escolhido ou escolherem um próximo. Qualquer pessoa de qualquer raça ou origem é bem-vinda no clube, mas o foco é de fato a literatura afro-americana.
O clube custa 20 dólares por mês, com os livros incluídos, e segue crescendo. Que sirva de exemplo para que outros jovens, em outros lugares do mundo, façam o mesmo – inclusive por aqui. Afinal, o que não falta no Brasil são grandes autores, negros ou não, e gente para ler – e descobrir que o mundo é do tamanho da sua sede pelo mundo – da sua sede por livros.
© fotos: divulgação
Publicidade
O escritório de design Ronmen TinMan cria móveis usando peças de carros antigos criando um visual retrô e moderno...
O mês de junho de 2014 era muito esperado na pequena cidade de Haia (ou The Hague, em inglês), na Holanda. Famosa por...
O que você quer que aconteça com o seu corpo depois que você morrer? A cremação é uma opção cada vez mais comum...
Criado no século XVI, o estilo de decoração chamado de Blackamoor trazia pessoas pretas sempre em posição de...
Essa intervenção artística engraçada foi criada por Yevgeny Dobrovinsky.
Como será que grandes ilustradores se saíam com o lápis na mão quando eram pequenos? O holandês Telmo Pieper...
Fora do ar há algum tempo, Rick and Morty acabam de dar o ar da graça de uma forma arrebatadora. Cercado de aliens em...
Em 2015, a artista suíça Mona Caron foi convidada a deixar sua marca em São Paulo. Com um trabalho que evoca a...
À arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) não faltam denominações. Arquiteta, designer, curadora,...