Debate

Livraria vira publicações de homens ao contrário pra demonstrar disparidade e destacar vozes femininas

por: Redação Hypeness

A falta de igualdade de gênero está presente em várias áreas, e na literatura não é diferente: no século XIX, algumas autoras assinavam suas obras com pseudônimos masculinos para fugir do estereótipo de que mulheres só escreviam romances leves. Uma livraria dos Estados Unidos encontrou um jeito diferente de apontar a disparidade entre livros de homens e mulheres.

A Loganberry Books, localizada em Cleveland, virou todos os livros de ficão escritos por homens ao contrário, para que suas lombadas ficassem voltadas à parede. Segundo Harriett Logan, dona da loja, imagens “comunicam com força”, e a atitude “não só aponta a diferença entre o número de publicações como dá destaque aos livros com autoras mulheres”.

"Ilustrando a lacuna de gênero na ficção - Até o dia 14/03 - Silenciamos autores masculinos, deixando as obras de mulheres à vista"

“Ilustrando a lacuna de gênero na ficção – Até o dia 14/03 – Silenciamos autores masculinos, deixando as obras de mulheres à vista”

As funcionárias da livraria passaram cerca de duas horas para virar cerca de dez mil títulos, numa das ações promovidas para marcar o mês da mulher. Logan comentou ter ficada surpresa por, mesmo se esforçando há anos para oferecer livros escritos por mulheres, perceber uma maioria tão grande de títulos criados por homens.

17103714_10154171505541010_2361419748743724184_n

A dona da livraria disse ainda que a medida é uma metáfora para silenciar as vozes masculinas por um tempo: “para prestar atenção nas mulheres, é preciso conseguir ouvi-las. Se alguém está falando junto com elas, isso simplesmente não acontece”, concluiu.

16939127_10154167287441010_2681264546219533501_n

16998940_10154167287221010_811801695394382928_n

17021857_10154167286966010_5207112544431232751_n

17103539_10154167329601010_1384460023069281390_n

Todas as fotos © Loganberry Books

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Soco nos terraplanistas’: Globo prova que Terra é redonda e internet celebra