Inovação

Médicos brasileiros testam pele de peixe como curativo pra queimaduras de segundo e terceiro graus

por: Redação Hypeness

Você toparia usar uma pele de tilápia no lugar de um curativo convencional? A alternativa já está sendo testada com ótimos resultados por um grupo de médicos brasileiros – e é capaz de oferecer uma melhora mais rápida e indolor às vítimas de queimaduras de segundo e terceiro grau.

O método está sendo testado no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, com um grupo de 52 pacientes e vem apresentando bons resultados até então, segundo relata um vídeo publicado pelo Stat News (ver abaixo). Antes do uso, a pele é esterilizada e passa por um processo que a deixa segura para o uso médico e sem cheiro.

De acordo com o depoimento do cirurgião plástico Edmar Maciel ao site Guiama Online, os bancos de pele em funcionamento no Brasil seriam capazes de atender apenas 1% da demanda nacional em casos de queimaduras. Dessa forma, os estudos que utilizam a pele de tilápia podem ser um grande avanço nesse sentido, aumentando a capacidade de atendimento às vítimas.

pele2

Foto: Divulgação / Foto destaque: STAT/Reprodução Facebook

Os pacientes que costumavam ter suas queimaduras tratadas com curativos feitos com gaze e creme de sulfadiazina prata agora podem recorrer à pele de tilápia como uma alternativa. Entre os benefícios, está o fato de que a pele animal não precisa ser trocada com frequência durante o tratamento, enquanto os curativos convencionais precisam ser trocados diariamente, o que pode ser doloroso.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção