Inovação

Moradores da periferia de SP criam a Ubra depois de terem seus bairros vetados pela Uber

por: Redação Hypeness

Os efeitos do isolamento nas periferias, morros e regiões mais pobres de São Paulo – junto, é claro, da violência e do preconceito que envolve tal região – são vividos em aspectos que só mesmo os moradores dos locais sabem mensurar. Não bastasse a ausência do estado como um todo em tais regiões, certos serviços básicos muitas vezes se recusam a ir até esses bairros. Foi assim, desse hiato de serviço, que nasceu, no bairro da Brasilândia, em São Paulo, o Ubra – o serviço de transporte que atende a Brasilândia, e vai a qualquer local que os aplicativos normais costumam se recusar.

Ubra1

O Ubra foi fundado pelo tatuador Emerson Lima e o motorista Alvimar da Silva, que por seis meses trabalhou no Uber, quando percebeu a falta que tal serviço fazia – e, além do desejo de combater o preconceito, enxergou também uma oportunidade. Diferentemente da gigante americana, o Ubra possui uma estrutura bastante simples: seis motoristas, um telefone e whatsapp – além da boa vontade de atender aos que não é oferecido acesso.

Ubra3

Os preços são bastante similares ao Uber, mas os pagamentos são efetuados em dinheiro. O Ubra ainda funciona na informalidade, mas os sócios garantem que querem em breve formalizar o negócio, e expandir; só na Brasilândia, afinal, são 400 mil moradores, que sabem que, a partir de uma certa hora ou de uma certa distância, simplesmente não possuem meios de se transportar – é preciso inventar.

Ubra2

Brasilândia, em São Paulo

Se o estado nem os serviços chegam, está nas mãos das pessoas fazer o mínimo mais justo: que todos possam desfrutar igualmente das coisas.

Ubra4

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pôster assustador faz Drácula desaparecer quando você olha para o espelho