Inovação

O primeiro smartwatch em braille do mundo permite que pessoas cegas sintam mensagens na tela

por: Redação Hypeness

São diversos os aparelhos e aplicativos adaptados para os mais de 285 milhões de deficientes visuais do mundo possam utilizar os serviços de comunicação e informação dos smartphones e smartwatches.

A maioria desses dispositivos, no entanto, utiliza o som como meio de “entregar” a informação ou mensagem ao usuário – o que, para um deficiente visual, pode ser um problema: ou é preciso utilizar fones de ouvido (e isolar o usuário dos sons ao seu redor, o que, para um deficiente visual, é determinante), ou suas informações se tornam públicas para quem estiver ao seu redor.

Dot5

O novo “relógio inteligente” da empresa sul-coreana Dot, no entanto, veio para resolver esse dilema: trata-se do primeiro smartwatch em braille.

blind-people-braille-smartwatch-dot-9

A face do relógio traz quatro células de braille, que se alteram seus caracteres de acordo com a mensagem ou informação recebida. O relógio funciona como qualquer outro smartwatch, conectado a um smartphone por bluetooth, e recebe mensagens de qualquer aplicativo ou serviço, como Messenger, Whatsapp, ou direções do Google Maps. Da mesma forma, o usuário pode enviar mensagens utilizando os botões laterais do relógio.

Dot6

O smartwatch da Dot vem sendo desenvolvido há três anos, e pretende superar os problemas dos antigos dispositivos de braile, que costumam ser caros, grandes e pouco funcionais.

Os primeiros 140 mil exemplares, vendidos em pré-venda, começaram a ser enviados nesse mês, e é possível encomendar, ainda como pré-venda pelo site da empresa.

Dot1 Dot3

Mil unidades serão também vendidas em lojas na Inglaterra, por 320 dólares. Se, volta e meia, a tecnologia parece existir para propósitos pouco nobres, esse definitivamente não é o caso – tecnologia serve para isso.

Dot2

© fotos: divulgação

Estudado por muitos, vencido por poucos, o medo pode ter várias formas e dimensões. Mais do que um estado de alerta, ele se torna frequentemente incapacitante e é por isso que a Samsung lançou uma campanha que é ao mesmo tempo inspiradora e desafiante: #BeFearless, não tenha medo.

Com este canal, o Hypeness se une à campanha que foca em duas fobias bem particulares e comuns a muita gente: alturas e falar em público.

Para ver todos os posts, siga este link.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kaiku: criação de pigmentos à base de frutas e vegetais quer mudar a arte para sempre