Inovação

O primeiro smartwatch em braille do mundo permite que pessoas cegas sintam mensagens na tela

16 • 03 • 2017 às 11:28
Atualizada em 16 • 03 • 2017 às 13:22
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

São diversos os aparelhos e aplicativos adaptados para os mais de 285 milhões de deficientes visuais do mundo possam utilizar os serviços de comunicação e informação dos smartphones e smartwatches.

A maioria desses dispositivos, no entanto, utiliza o som como meio de “entregar” a informação ou mensagem ao usuário – o que, para um deficiente visual, pode ser um problema: ou é preciso utilizar fones de ouvido (e isolar o usuário dos sons ao seu redor, o que, para um deficiente visual, é determinante), ou suas informações se tornam públicas para quem estiver ao seu redor.

Dot5

O novo “relógio inteligente” da empresa sul-coreana Dot, no entanto, veio para resolver esse dilema: trata-se do primeiro smartwatch em braille.

blind-people-braille-smartwatch-dot-9

A face do relógio traz quatro células de braille, que se alteram seus caracteres de acordo com a mensagem ou informação recebida. O relógio funciona como qualquer outro smartwatch, conectado a um smartphone por bluetooth, e recebe mensagens de qualquer aplicativo ou serviço, como Messenger, Whatsapp, ou direções do Google Maps. Da mesma forma, o usuário pode enviar mensagens utilizando os botões laterais do relógio.

Dot6

O smartwatch da Dot vem sendo desenvolvido há três anos, e pretende superar os problemas dos antigos dispositivos de braile, que costumam ser caros, grandes e pouco funcionais.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ZtyIo7TI7HQ” width=”628″]

Os primeiros 140 mil exemplares, vendidos em pré-venda, começaram a ser enviados nesse mês, e é possível encomendar, ainda como pré-venda pelo site da empresa.

Dot1 Dot3

Mil unidades serão também vendidas em lojas na Inglaterra, por 320 dólares. Se, volta e meia, a tecnologia parece existir para propósitos pouco nobres, esse definitivamente não é o caso – tecnologia serve para isso.

Dot2

© fotos: divulgação

Estudado por muitos, vencido por poucos, o medo pode ter várias formas e dimensões. Mais do que um estado de alerta, ele se torna frequentemente incapacitante e é por isso que a Samsung lançou uma campanha que é ao mesmo tempo inspiradora e desafiante: #BeFearless, não tenha medo.

Com este canal, o Hypeness se une à campanha que foca em duas fobias bem particulares e comuns a muita gente: alturas e falar em público.

Para ver todos os posts, siga este link.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness